Ecovilas, o que são?

Por: Letícia Moraes

Talvez você já tenho ouvido falar, mas não saiba exatamente do que se trata, ecovilas são comunidades sustentáveis que vão muito além de “usar sacolas biodegradáveis em supermercados”.

Como dito por Robert Gilman:
Uma Eco-Vila é um assentamento de escala humana completamente caracterizado onde as atividades humanas estão integradas ao mundo natural de maneira não danosa e de tal forma que dêem apoio ao desenvolvimento humano saudável e que se possa continuar indefinidamente ao futuro

Alguns elementos fazem parte da formação de uma ecovila, estes são:

  • Infra-estrutura: com sistemas de captação, armazenamento, distribuição e reciclagem de água, sistemas de geração de energia renovável, redução das necessidades de transporte e acesso a comunicação.
  • Produção e consumo de alimentos e necessidades básicas: priorizando alimento saudável e diversificado, com eficiência para não agredir a natureza.
  • Arquitetura e construções ecológicas: utilizando materiais não tóxicos, sem prejuízo à natureza na utilização dos materiais de construção, substituindo por argila, palha, pedras e alguns tipos de madeira que não são necessários retirar de árvores.
  • Estruturas sociais e econômicas: não permitindo que hajam mais pessoas do que o ambiente possa oferecer recursos e sendo um local onde todos podem tomar parte das decisões e todos tenham direitos e obrigações igualmente estruturados, com sistemas de trocas, saúde preventiva, educação e cultura.

O movimento das Ecovilas tem alcançado vários países da Europa, América do Norte, Austrália, África do Sul e América do Sul, incluindo o nosso Brasil, como por exemplo a Ecovila Clareando, situada entre Piracaia e Joanópolis, a uma hora e meia da capital paulista. A Rede Global de Ecovilas (GEN) objetiva aperfeiçoar e continuar expandindo o número de ecovilas em vários países.

A seguir seguem fotos da Ecovila Clareando, como exemplo de estruturação, retiradas do site: http://www.clareando.com.br/

03

07

09

 

12

O LEMA É: CONSTRUIR SEM DESTRUIR!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s