Gotta find a way… 19 anos sem Cobain, 19 anos sem expressão

Por: Vinícius Aliprandino

Imagem

Há 19 anos o Rock n Roll perdia um dos maiores ícones que teve. Muita gente orgulhosa pode bater o pé com isso, mas na humilde opinião de quem vos escreve, a morte de Kurt Cobain foi um divisor de águas na música e em especial no Rock.

Veio 1960 e aquela geração acreditava no movimento Hippie e nas mudanças, década de 1970 e chegava o movimento Punk trazendo raiva para a música e gritando a favor de uma nova ordem social. O tempo passa e as esperanças são moídas, o modo capitalista dita as tendências e o sonho socialista era desacreditado cada vez mais. Era como todas a esperança estar sendo esmagada aos poucos e até aos muitos. Então surge no final da década de 1980 uma voz depressiva sem esperança que cativaria toda a geração perdida daquela época. Era o Grunge. Durou pouco, mas de forma a ser eterno, da forma a cutucar os conservadores do Rock and Roll em todas as vertentes.

O Nirvana foi quem levou o nome do Rock ao mainstream sem perder sua rebeldia. Se era vendida ou não, era rock explosivo e representava o que era vivido naquela época por multidões, até que em abril de 1994 o som morre. Kurt Cobain o último grande porta voz era encontrado morto. De lá pra cá quantas bandas realmente significativas surgiram? As bandas não mais causavam estranhamento, era apenas mais do mesmo e o Hip Hop e a música eletrônica tomavam as rádios. Já no Brasil, o que viria após aquele choque eram decibéis voltados para sertanejo cada vez mais pop, funk carioca e demais músicas temporárias que perderiam sua validade em poucos meses.

Não acredito que o Rock esteja morto, apenas desmaiado e respirando sob ajuda de aparelhos. Espero que um dia desperte pois apesar de ser um grande fã do underground, acredito que seja necessária arrastar multidões também através de outros caminhos.

1 comentário Adicione o seu

  1. Jon disse:

    Ídolo eterno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s