Banda RATS lança clipe de “Somos Nós” e seu primeiro EP

Por: Vinícius Aliprandino

1A banda carioca de Irish Punk – RATS – acaba de lançar o seu mais novo vídeo clipe e o primeiro EP através do selo Crasso Records.

O clipe da música “Somos Nós” foi ao ar na segunda-feira, 27 e o EP foi lançado na quinta-feira, 30 de Outubro. Junto da divulgação do novo trabalho da banda, vem a estreia do novo baterista, Pedro Richaid (Falcon), que antes tocava com o grupo Dibob. Até então o Rats contava com o integrante do Los Hermanos – Rodrigo Barba.

Quanto a expectativa pelo lançamento do novo clipe, a banda espera que isso aumente a visibilidade e o reconhecimento do trabalho para um público ao qual ainda não foi alcançado. “Esperamos q ele faça a gente chegar onde não chegamos ainda, que a galera curta e compartilhe” comentam Fernando Oliveira – banjo e bandolim .

Nesse primeiro instante os pontos tem sido positivos. De acordo com Oliveira, muitas pessoas já têm entrado em contato através da página do Facebook, solicitando links para baixar as músicas e saber a respeito da agenda de shows. “Até agora a resposta foi ótima, já tem uma galera entrando em contato na página dizendo que assistiu e querendo saber mais, pedindo links pra baixar, agenda de shows etc. É assim que funciona. Claro que entrar num grande canal de TV seria ótimo, mas se hoje temos a internet a nosso favor, temos que aproveitar” explica.

Em relação ao EP as apostas também são altas. O disco, que recebeu o nome da própria banda – RATS – vem em um formato simples para que facilite na venda e na divulgação. Para cooperar ainda mais nesse trabalho, o preço é baixo. “Estamos apostando nele. Até termos nosso 1º LP autoral, vamos usar o pequenino para ajudar a divulgar a banda. A Crasso Records deu o maior apoio e abraçou a ideia. Fizemos ele num formato bem simples pra poder vender a um preço bem baixo também. Entendemos que agora não é hora de fazer dinheiro e sim divulgar a banda” comenta o músico.

Antes de compor o conjunto de músicas para montar o EP, a banda foi gravando música a música sem saber direito o que seria feito mais pra frente. Segundo os integrantes, alguns amigos que apoiam o projeto foram oferecendo seus estúdios para gravar as músicas. “No final tínhamos um bom material em mãos, achamos que ele merecia ir além do Youtube; e decidimos oficializar o projeto e prensar como um EP” explica Fernando.

Atualmente o grupo tem dedicado seu tempo a continuar compondo e ensaiando. Alguns shows já estão marcados para serem realizados ainda nesse ano. No dia 15 de Novembro o grupo tocará no festival Irish Nation que acontecerá no Cais da Imperatriz, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Já no mês de Dezembro a agenda fica por conta do dia 6, o qual a banda dividirá o festival com a banda Biohazard no Matanza Fest que acontecerá no Circo Voador.  Também em dezembro a RATS se apresenta no dia 13 no PSIU Bazar que acontece no Espaço Multifoco, também na cidade do Rio de Janeiro. Para 2015 por enquanto não há nenhuma data fechada, porém os contatos já tem sido feitos para a banda seguir com seu trabalho.

 

2

 

O Irish Punk

De acordo com o músico, o estilo ainda enfrenta algumas dificuldades com relação a visibilidade e distribuição aqui no Brasil, porém algumas bandas internacionais tem vindo para o país e ajudado a melhorar essa situação. “Hoje em dia até rolam algumas bandas, mas a atenção da mídia em geral ainda é para as bandas mais tradicionais do Rock. O Irish Punk é bem grande lá fora, aqui as bandas gringas já estão chegando. Teve Flogging Molly no ano passado e esse mês vai ter Dropkick Murphys. A galera tem escutado mais e talvez em breve deva ter mais bandas nacionais. Isso não nos atrapalha, pelo contrário. Como é uma coisa meio inédita e pouco explorada aqui, a gente pega as pessoas de surpresa, até hoje eu encontro com pessoas que viram a gente no Rock in Rio ano passado e dizem “Porra, fui ver o Iron Maiden e não acreditei quando vi vocês tocando” Viraram fãs e passam a acompanhar a banda. É um som empolgante que agrada tanto ao metaleiro virtuoso quanto o punk do Hard Core; tanto o nerd fã de Game of Thrones e a menina que quer dançar, se sentindo no porão do Titanic”, explica Fernando.

A banda que teve seu início em 2011 já teve participação no Rock in Rio 2013. Atualmente a RATS conta em sua formação com Kito Vilela (guitarra e voz), Fernando Oliveira (banjo e bandolim), Bruno Pavio (baixo), Fernando Bastos (acordeon e thin whistle) e Falcon (Bateria).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s