Entrevista com o Cine Clube Batatais

Por: Letícia Moraes

O Blog Papo Alternativo entrou em contato com os responsáveis pelo Cine Clube Batatais (Luis Paulo, Everton e Flavio), que falaram sobre o funcionamento do projeto e suas expectativas. Pra quem não sabe o Cine Clube rola mensalmente, geralmente em algum sábado do mês a noite, no Centro Cultural Professor Sérgio Laurato (antigo SESI) e vem trazendo ótimos filmes, buscando atingir um público alvo afim de discutir e filosofar sobre as principais idéias dos filmes transmitidos, vamos conferir?

cineclube-1

(Papo Alternativo) Desde quando o Cine Clube está na ativa?

(Everton) O cine clube teve seu inicio em 2011 e esteve ativo por 1 ano e meio. Após um período de pausa, ele foi reativado no segundo semestre de 2014 com sessões mensais.

(Papo Alternativo) Como foi gerada a idéia de criar um Clube de cinema em Batatais?

(Luis Paulo) Eu trouxe a idéia de Assis, da faculdade, que achei muito interessante, uma nova forma de ver cinema. E logo passei para os amigos mais próximos que tinham uma intenção de iniciar uma atividade cultural em batatais, e foi assim que se iniciou

(Papo Alternativo) Quais são as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento desse projeto e suas determinadas funções?

(Flavio) Eu sou responsável pelo marketing e divulgação dos eventos. O Everton Mendes é responsável pela criação gráfica. E o Luis Paulo é responsável pela divulgação virtual e adquirir os filmes. E a prefeitura, representada pela Alessandra Baltazar, disponibiliza a estrutura.

(Papo Alternativo) Como é feita a escolha dos filmes?

(Luis Paulo) Nós Buscamos escolher filmes clássicos com temas abrangentes para discussões, pois esse é o principal intuito do cine clube, os debates após as sessões.

(Papo Alternativo) De quanto em quanto tempo são transmitidos os filmes?

(Luis Paulo) O ciclo é mensal.

(Papo Alternativo) Qual foram os filmes que tiveram maior alcance de público em sua transmissão?

(Everton) O Magico de Oz, O Iluminado, Uma noite na Opera, Laranja Mecânica, Na Natureza Selvagem tiveram alto grau de comparecimento do público.

(Papo Alternativo) As pessoas participam das discussões realizadas após o término dos filmes?

(Flavio) A idéia inicial do projeto é que todos após a sessão participem de uma discussão para compartilhar as impressões que tiveram do filme e suas opiniões. A principio os telespectadores ficam com vergonha de exporem-se, porem temos uma reação deles quanto ao debate, com muitos participando.

(Papo Alternativo) Como funcionam essas discussões? Vocês seguem algum roteiro?

(Everton) Assistimos aos filmes antes, geralmente são filmes que já conhecemos. Damos inicio a discussão e ela vai seguindo o seu fluxo naturalmente como qualquer conversa em roda.

(Papo Alternativo) Sabemos que todo trabalho independente tem suas dificuldades, quais são as dificuldades do Cine Clube Batatais?

(Luis Paulo) Falta de incentivo financeiro, muitas vezes a estrutura deixa a desejar. Mas estamos satisfeitos e agradecidos com o apoio que nos é dado no momento, pois quase não temos gastos financeiros, apenas o nosso dispêndio de tempo. Estamos buscando formas de entrar em algum projeto do governo para que tenhamos os subsídios necessários para nos mantermos independentes.

(Papo Alternativo) Pra finalizar deixem algum comentário, observação ou divulgação para a galera que acompanha o trabalho de vocês:

(Luis Paulo) Esperamos a todos para a próxima sessão, quem quiser acompanhar a programação, acesse nossa pagina no Facebook, Cineclube Batatais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s