A voz de Camões e o ritmo latino e beats em “Cúmbia da Gota”

Por: Letícia Moraes

“Vamos dançar até o sol raiar, até o baile acabar, até a gota secar”

Camões_Cumbia da Gota_Capa.png

Com o selo Gomus Music surge o clipe de “Cúmbia da Gota”, um encontro do orgânica com o eletrônico, do brasileiro com ritmos latinos. Na voz do carioca Camões, percussão de Jam da Silva e backing vocal de Karina Zeviani o single vem pra agitar com uma canção totalmente dançante. Para esse trabalho Camões utilizou seus talentos de letrista ao lado de Guilherme Freire e Guto Guerra, que produziram o single e participaram da gravação com o percussionista Jam da Silva.

A música faz parte de um novo projeto da agência de music branding e selo Gomus Music que visa trazer lançamentos surpresas todas as semanas, com “Cúmbia da Gota” buscaram mesclar o violão de nylon clássico do MPB com beats eletrônicos em crônicas urbanas. O vídeo foi gravado em Feira de São Cristovão, na barraca “Já Disse” da Vilani, point conhecido de karaokê, onde o bar vira palco para cantores. A direção e fotografia foram de Bruno Machado. A interpretação visual da música ficou a cargo de Diógines, que aparece dançando ao som da cúmbia, solitário em uma pista de dança simples e vazia.

A cúmbia é um estilo que foi criado nos guetos da Colômbia (principalmente na capital Bogotá e em Barranquilla) em 1920, fazendo sucesso nas rádios apenas em 1950, pois antes disso não era um estilo muito aceito pela sociedade, era tratado como imoral por ter sido criado pelas classes baixas. O ritmo foi exportado para o restante do mundo como um som brega e dançante, sendo um ritmo tropical que deu origem ou se equiparou a outros ritmos como: Porros, Chalupas Chandés, Paseos, Bullerengues, Sones, Puyas, Salsa, Merengue, Fandango, entre outros.

“A cúmbia é dançante por essência, por isso, nada mais justo do que misturá-la com batidas e timbres eletrônicos. Além disso, essa mistura dialoga com o conceito estético que venho seguindo”, conta Camões.

Assista ao clipe de “Cúmbia da gota”:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s