Entrevista com João Edno – Criador do Café John

Por: Letícia Moraes

João Edno, também conhecido como “John“, é designer gráfico e cartunista. Começou  sua arte publicando tirinhas de jornal em sua adolescência, e hoje apresenta histórias inéditas dos seus personagens no Café John. Além de exercer a paixão pelo desenho, atua na área editorial, de criação e edição gráfica. Segundo ele “Tantas atividades merecem uma pausa para o café“. Por isso pegue o seu, sente-se e delicie-se com essa entrevista que tivemos a grande oportunidade de realizar com esse talento do mundo dos quadrinhos.

john-divulgacao
Crédito: Mariana Mouta

(Papo Alternativo) Como surgiu a ideia da criação do Café John?

(João Edno) A ideia surgiu quando eu ainda trabalhava para uma empresa que atua no ramo cafeeiro. Eu estava em busca de um nome que resumisse meus quadrinhos, e um belo dia alguém me perguntou algo como “Você viu sobre aquele café, John?”. Pronto, era isso, Café John seria o nome. Assim, uni minha paixão pelo café com meus personagens e surgiu a página cafejohn.com.

(Papo Alternativo) Quais são suas inspirações para os personagens?

(João Edno) Nenhum personagem é novo, alguns eu criei quando adolescente. O Jerb que foi o primeiro personagem a ilustrar o site criei em 2008, veja só, há 8 anos! A inspiração surge principalmente da necessidade de falar sobre algum assunto. Ou seja, primeiro vem a vontade de me expressar, e o personagem vai surgindo em meio as ideias.

(Papo Alternativo) Como é feita a distribuição do seu tempo de trabalho entre o Café John e a Byte Livre?

(João Edno) Então, é bem corrido o tempo para variar. Na Byte Livre meu sócio/amigo Marcos Vinicius e eu temos que dividir o dia entre atender parceiros, visita-los, trabalhar no desenvolvimento de produtos, alem de todos os materiais que precisamos criar. Com o Café John eu prefiro trabalhar mais no período da noite. Mas quase sempre acontece o bloqueio criativo, normal depois de ter usado seu cérebro o dia inteiro no trabalho de criação. Então muitas vezes, começo a desenhar as ideias no papel às 23h… Vou terminar o trabalho no meio da madrugada, para no dia seguinte começar tudo de novo.

cafe-com-leite-cafe-john

(Papo Alternativo) Você tem algum personagem favorito? Aquele que você adora criar histórias?

(João Edno) Como meus personagens me acompanham há muitos anos, eles se tornam uma espécie de segunda família para mim. Mas tem um personagem em especial que gosto muito, o Caveira Joe, porque este personagem foi o primeiro que fez com que eu tivesse retorno de leitores quando publicava suas tiras no jornal A Tribuna em 2008/2009. Lembro quando uma moça ligou na empresa em que eu trabalhava para falar comigo: “Você é quem faz o Caveira Joe? Que legal, adoro ele!”. Aquilo foi especial para mim. Quando o inseri no Café John, talvez por ter mudado muito a sua personalidade, não fiquei satisfeito e dei umas férias para ele. Spoiler: Ele voltará!

(Papo Alternativo) E a galera que acompanha seu trabalho, costuma gostar mais de qual dos seus personagens?

(João Edno) Com certeza o Jerb! Ele abriu o Café John, então quem nos acompanha desde o começo tem um carinho especial por ele. O Jerb é um jerboa que ama café. Quando inseri os quadrinhos do Juca, Lola, John e cia. com o título de ‘Café com Leite’, optei também por dar férias ao Jerb, mas não teve jeito. O pessoal está pedindo, então com certeza ele voltará para ilustrar as páginas do Café John.

(Papo Alternativo) Como funciona o processo de criação de um quadrinho antes dele ir parar nas nossas telinhas?

(João Edno) Todo o processo tem a ver com o estilo com que você quer passar em determinada história. Desde a primeira tirinha que publiquei, venho explorando diversas técnicas e formas, tentando me encontrar nos traços. Hoje o site tem quase 2 anos e continuo explorando. Porém com um pouco mais de certezas agora. Sobre o processo de criação, inicialmente preciso esboçar a ideia. Para buscar inspiração, tomo um café, as vezes dou uma volta, brinco com meus cães, ou simplesmente busco uma ideia no meio do desespero do ultimo minuto. (risos). Com uma ideia em mãos, faço as marcações no computador, faço a impressão e vou para a prancheta. Depois de desenhar a lápis e traçar o nanquim, volto para o computador, coloco as cores e a diagramação e voilà, está pronto.

caveira-joe-cafe-john

(Papo Alternativo) Quais são as dificuldades que você encontra na divulgação do seu trabalho?

(João Edno) O Café John hoje é totalmente alternativo e para alcançar um número maior de pessoas, busco apresentar meu trabalho para outros sites e faço muito o boca a boca. Os quadrinhos hoje tem um espaço maior na internet e menor nos veículos impressos, infelizmente. São inúmeras as dificuldades, mas nenhuma me deixa tão frustado quanto alguém divulgar o trabalho sem dar os devidos créditos. Certa vez, um grande site divulgou um dos meus primeiros quadrinhos e ele obteve mais de 40.000 curtidas! Mas para mim não teve quase nenhum retorno, porque não deram os créditos quando postaram no Facebook. Somente quando descobri e solicitei colocaram, mas aí já era tarde.

(Papo Alternativo) O alcance que você tem com suas publicações superou suas expectativas?

(João Edno) Hoje estou muito feliz com todas as pessoas que interagem com meus personagens. Elas conversam com eles, questionam, interpretam as mensagens de formas diferentes, isso é muito bacana. Pegando a missão da Starbucks emprestada: “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.” Ou seja, o cafejohn.com vai conquistando as pessoas uma xícara por vez. Tem muito terreno a ser explorado.

(Papo Alternativo) Você tem novos planos para o Café John? Tem novidades vindo por aí? Conta pra gente!

(João Edno) Sim, conto! Mas é segredo, ok? rsrs
Em parceria com a Byte Livre, estamos montando uma lojinha virtual para vender utensílios de café com a marca Café John. Afinal, para manter o site no ar, dentre outras coisas tem muitos gastos, e hoje o Café John ainda não tem retorno financeiro. Estou repaginando a identidade visual do site e das postagens. Também pretendo em breve lançar pequenas animações em parceria com meu amigo e animador Guilherme Guidetti. E sim, Caveira Joe e Jerb voltarão!

(Papo Alternativo) Pra finalizar, tem alguma mensagem em especial que você gostaria de deixar? Use como momento de reflexão, informação ou pra fazer aquele merchan” básico.

(João Edno) Eu agradeço muito a vocês, Letícia e Vinícius, pela oportunidade de divulgar sobre meu trabalho no Papo Alternativo. Sou leitor do blog e fico honrado em participar dele. Convido a todos para conhecerem o site cafejohn.com e nossa rede social cafejohnstudio, para acompanharem os quadrinhos do Café com Leite e outras histórias, na sua pausa para o café. Contato: john@cafejohn.com Abraço!

jerb-cafe-john

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s