Barbie Suburbana lança clipe de “O Que Te Fez Mudar”

Por: Vinícius Aliprandino

545906_499602756718966_734125808_n

Recentemente a banda itaboraiense Barbie Suburbana lançou seu primeiro videoclipe. A faixa escolhida para ser tema do vídeo foi a canção “O Que Te fez Mudar”.

 O vídeo que já circula nas redes sociais e tem recebido muitos elogios do público, contou com o roteiro de Pedro V. Ribeiro e as maquiagens e atuação da atriz Vitória Nascimento. O cinegrafista do trabalho foi Bruno Mello.

O clipe conta com algumas cenas gravadas em um show do grupo no teatro do Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, localizado no bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com Eric Maia (voz e guitarra), esse show foi o primeiro com músicas autorais, após o hiato do grupo.

Em conversa com o Papo Alternativo, Eric explicou que a proposta das canções da banda é atentar as pessoas a dar valor aos vínculos humanos.

“São letras autênticas, cheias de sentimento, que dialogam antagonicamente com a liquidez das relações sociais nos dias atuais”, explica o músico.

Maia explica que essa ideia também está presente no clipe. Apesar da crise que o casal passa no vídeo, eles se amam e no final acabam se entendendo. “O que importa é isso, apesar das dificuldades, queremos construir relações sólidas e verdadeiras com quem cruza nosso caminho”, comenta o vocalista.

A banda surgiu em 1999 quando Eric e o baixista Felipe Machado se conheceram na escola. Na época os dois estudavam no colégio Cenecista Alberto Torres, em Itaboraí. Já o baterista Alex Oliveira entrou para o time em 2003, o guitarrista Ramon Lima passou a fazer parte do Barbie Suburbana no ano de 2005. “São quase 17 anos de estrada, muitas histórias e lutas e esse é nosso primeiro de muitos clipes”, afirmou Maia.

Apesar do recente lançamento do vídeo, a banda não para por aí. Aproveitando a fase, o quarteto já está na fase final da produção de um álbum. No total serão sete faixas que irão compor o disco que será lançado ainda esse ano.

Para conhecer melhor o trabalho do Barbie Suburbana, confira a rápida entrevista completa que o Papo Alternativo realizou com Eric Maia, na qual ele nos falou a respeito do clipe, da banda e dos planos do grupo.


(Papo Alternativo) Primeiramente, conta pra gente onde rolou aquele show que vocês tocam no clipe?

(Eric Maia) Aquele show foi no Teatro do Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca-RJ, em setembro de 2015. Uma grande noite, vai ficar na memória. Foi nosso primeiro show totalmente autoral, depois de um hiato. Uma noite muito especial.


(Papo Alternativo) Como surgiu a ideia para fazer o clipe, quem criou a história e desde quando vocês deram início ao trabalho?

(Eric Maia) Eu conheci o Igor Pinguim na faculdade de Direito da UFRJ, ele é fotógrafo e cinegrafista. Ele, por sua vez, tem dois amigos muito talentosos, o Pedro V. Ribeiro e a Vitória Nascimento. O Pedro escreveu o roteiro e a Vitória, além de ser uma excelente maquiadora, também é uma ótima atriz. A Vitória é amiga do Bruno Mello, que também trabalhou no clipe como cinegrafista. A filmagem demorou um dia. Eu mesmo editei o vídeo. O cachorrinho é o Simba, pertence ao Igor. rs

12108977_1096432990369270_2222339286215293277_n


(Papo Alternativo) Qual a ideia central que vocês pretenderam transmitir com ele?

 (Eric Maia) A proposta das músicas da banda é sempre atentar as pessoas  de que o que vale a pena são os vínculos humana. Tentamos transmitir a importância da solidez das atitudes humanas, bem como encarar a vida de maneira comprometida com nossos sentimentos e com as pessoas que nos cercam. São letras autênticas, cheias de sentimento, que dialogam antagonicamente com a liquidez das relações sociais nos dias atuais. O clipe transmite isso. O casal está brigando, mas eles se amam. No final, se entendem, o que importa é isso, apesar das dificuldades, queremos construir relações sólidas e verdadeiras com quem cruza nosso caminho. E isso é uma das principais mensagens da banda. Colocar como foco da narrativa pessoas que se importam com as outras.


(Papo Alternativo) Como tem sido a repercussão nesses primeiros dias de lançamento?

 (Eric Maia) Dentro das limitações de uma banda autoral, completamente independente e sem verba, o clipe alcançou 1.200 visualizações em uma semana. Eu acredito que seja uma excelente marca, dadas as dificuldades de se promover um trabalho autoral. A repercussão tem sido fantástica! As pessoas têm me parado na rua pra elogiar o clipe, se identificam com a história, elogiam nosso capricho e dedicação. Tem sido muito gratificante e satisfatório. E o clipe coloca o artista num nível diferente de observação do público. Quando você trabalha só com áudio, você atinge um determinado público, quando você trabalha com audiovisual, esse público se amplia significativamente. É interessante demais acompanhar esse processo.


(Papo Alternativo) Vocês já têm outros planos da banda em mente?

 (Eric Maia) Sim, temos um álbum em fase final de produção. São 7 músicas de autoria da banda, será lançado esse ano ainda, está em fase de mixagem. Temos músicas prontas pra gravar mais um álbum. Estamos já trabalhando e gravando mais dois clipes que serão lançados esse ano também. A banda tem trabalhando bastante, sem falar em shows importantes que temos feito pela cena carioca.

Confira o clipe de “O que Te Fez Mudar” e uma apresentação da banda tocando no estúdio “Toca do Bandido”, na cidade do Rio de Janeiro,.respectivamente nos links abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s