Novo clipe existencialista de Almir Chiaratti é lançado

Por: Letícia Moraes

Almir Chiaratti_Navegantes de Noé2

A canção “Navegantes de Noé” presente no disco “Bastidores do Sorriso” de Almir Chiaratti acaba de ganhar um clipe com produção da Jaé Filmes, se inspirando em questões existencialistas: de onde viemos? Para onde vamos? O que somos?

O clipe mostra um criador onipotente, simbolizando a história bíblica onde após um dilúvio se inicia um novo ciclo na Terra. Segundo o próprio Almir, esse anseio de um novo início ou a espera de um futuro melhor, tem muita relação com a vida que levamos hoje em dia.

“Essa imagem do Noé e do dilúvio ficou na minha cabeça e eu tentei fazer essa metáfora com a nossa vida. A gente vive à deriva muitas vezes, em relações que não nos fazem bem, em trabalhos que não gostamos, em condições que não acreditamos poder mudar. Estamos muitas vezes à espera de algo para sermos aquilo que no fundo sentimos que devíamos ser. A música é sobre isso e o clipe navega pelo mesmo lugar”, explica.

Segundo Thiago Ribas, um dos realizadores do vídeo da produtora Jaé Filmes, o clipe retrata a história de Noé que possui uma oficina mística e pinta miniaturas, cada boneco criado por ele tem pequenos momentos de suas vidas mostrados ao longo do vídeo. Observando o quanto sua vida é vazia, se vendo aprisionado em seus fardos ele surta e se pinta com as mesmas tintas que trabalha, buscando a liberdade.

Indo além da história bíblica, o surto performático de Noé, é inspirado na performance de Olivier de Sagazan, presente no filme Samsara de Ron Fricke, usada no clipe para marcar o ponto de virada da personagem.

“Eu queria um clipe mais ficcional, com uma estrutura de filmagem maior que o clipe da “Teu Caminho”, que foi uma das produções mais simples e baratas que já realizei. Tive a intuição de que qualquer coisa que eu fizesse com a Jaé Filmes ficaria com uma finalização bastante interessante. Trocamos algumas referências e eles me apresentaram um roteiro, sugeri a performance para o final e eles compraram a ideia. Foi maravilhoso porque agora eu estou em busca de parcerias criativas, cruzar o caminho da Jaé foi o primeiro passo. Creio que muito aprendizado vem dessas experiências e é uma relação de ganho para ambos os lados”, analisa Chiaratti.

O vídeo de “Navegantes de Noé” contou na direção, produção, roteiro e montagem com Nícolas Corvalan, Erik Fischer, Thiago Ribas e Gabriel Almeida, este último também responsável pela fotografia. Já o operador de câmera adicional foi Sid Dore. Fizeram parte do elenco do vídeo os atores: Fabrício Assis, Cléa Baars, José Claudio Baars, Thomas Badofszky, Nícolas Corvalan, Robert Dias, Erik Fischer, Ébano Gama, Helvio Garcez, Paulo Neves, Rodrigo Ocampo, Maíra Ribeiro Sá, João Paulo da Silva e Amadeu “Bigode”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s