Haicu lança disco com inspiração oriental e sonoridade pop

Por: Letícia Moraes

Haicu1

 

A paixão pela música em união poética é a melhor forma de se resumir o primeiro álbum do duo Haicu. Formado pelo casal Pedrinhu Junqueira (compositor) e Júlia Shimura (atriz). Juntos acabam de lançar seu trabalho homônimo.

Produzido por Thomas Harres, Maurício Calmon e Pedro Dantas, unindo delicadeza com letras de sentido forte escritas pelos próprios donos da voz, Pedrinhu e Júlia. Carregando influências de MPB e música americana e inglesa dos anos 60 e 70.

Na parceria Júlia usou as experiências que teve com canto no teatro, e Pedrinhu colocou sua paixão pelo violão nas canções que compõe desde seus 12 anos. Eles já trabalharam juntos muitas vezes no teatro. Hoje são casados e deixaram o trabalho fluir de forma natural.

“Eu já tinha ouvido, em ocasiões diferentes, pessoas compararem algumas canções do Pedrinhu a haikus. Há alguns anos, experimentei criar alguns em português respeitando a métrica e buscando elementos essenciais como a relação de contemplação com a natureza, o entendimento da efemeridade do tempo, elementos da filosofia zen que nós ocidentais buscamos a duras penas compreender. Haiku acabou virando também o nome do duo, mas a gente resolveu aportuguesar e deixar Haicu com cê”. Explica Júlia sobre o nome escolhido.

Haiku é um dos estilos de poesia japonesa mais conhecidos no mundo. Ele produz uma melodia simples e curta, que transforma conceitos complexos e inteiros em poucas palavras. A ascendência japonesa da cantora também contribuiu para o nascimento do álbum.

A dupla buscou compreender o haiku e incorporar o espírito oriental junto à música pop. Em seu trabalho eles viajam por diferentes ritmos: blues, ska, bolero. Passando por uma mescla de canções curtas com sintetizadores e repetições mântricas. Algumas músicas do duo já foram gravadas por outros artistas de renome, como: Negro Leo, Bruno Consentino e Lucas Weglisky.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s