Conheça Guaiamum de Daniel Ribeiro

Por: Letícia Moraes

16779_1572076746373080_2243847578417434437_n

 

Nascido em Brasília e criado com os ares paulistas, Daniel Ribeiro se tornou cantor, compositor, instrumentista e produtor. Teve a música refletindo em sua vida desde os seus quatro anos de idade, quando teve sua primeira influência musical frente a um teclado.

Inspirado pelas descobertas rítmicas ele começou a estudar violino, saxofone e guitarra/violão, percorrendo diversas vertentes do rock. Esteve até então como guitarristas em bandas como: Hoping To Collide With, Labirinto, Pax e Monteventura.

A partir de 2006 ele começou a rascunhar o Guaiamum, após ter retornado de um período na Irlanda. Inicialmente seria apenas um EP, mas o disco foi criando formas com o decorrer do tempo. Surgindo então um trabalho que se baseia em influências de post-rock, baião nordestino e um folk encorpado.

Foi apenas em março de 2015 que Ribeiro apresentou oficialmente Guaiamum, no Festival LAB do Centro Cultural Pajuçara e no Sofar Maceió, ambos em Alagoas. Retornando à São Paulo apresentou-se também no Sofar São Paulo.

Guaiamum é um projeto híbrido, criado sob experiências musicais e existenciais vividas em viagens pelo Reino Unido, Islândia e Espanha. O álbum foi gravado nos estúdios YB, Desterro e Abacateiro (todos em São Paulo), produzido em uma parceria de Daniel e Vitor Moraes.

Além dos violões e guitarras, Ribeiro gravou lap steel, baixo fretless, banjo, saxofone e teclado. Contou ainda com a bateria de Matheus Barsotti, contrabaixo de Davi Martin, violoncelo de Guilherme Faria, violino de Daniela Rizzi, programação e percussão de Thiago Veiga, masterização de Sérgio Soffiatti e engenharia de som e mixagem de Vitor Moraes.

O projeto tem se apresentado tanto em versão solo quanto em banda, sendo acompanhado por José Monaco (bateria) e Davi Martin (contrabaixo). Guaiamum realizou shows com o uruguaio Franny Glass, o trio de bluegrass ChessBoxer e a banda manauara Supercolisor.

O álbum foi pré-lançado em março de 2016, com participação especial de Flavio Tris, sendo divulgado também em uma pequena turnê pela Irlanda, com lançamento oficial no Teatro da Rotina em 23 de julho, tendo os ingressos esgotados e fila de espera. 

O álbum se encontra disponível nas plataformas Deezer, iTunes, Spotify, Soundcloud e Youtube.

Confira os vídeos gravados no Sofar São Paulo e Sofar Maceió respectivamente:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s