Entrevista – Nos bastidores de Almir Chiaratti

Por: Letícia Moraes

Depois de divulgarmos por diversas vezes as maravilhas dos trabalhos musicais de Almir Chiaratti, agora trazemos uma entrevista com o cantor e compositor carioca. Ele nos contou sobre suas inspirações, sua vida na carreira musical e o futuro do seu trabalho. As composições e apresentações de Almir têm ganhado cada vez mais destaque no meio musical, por isso não deixe de prestigiar esse incrível “bate-papo” que tivemos com ele.

1-foto_wilmore_oliveira

(Papo Alternativo) Quais suas principais influências musicais?

(Almir Chiaratti) Eu tento escutar tudo que surge por aí, mas eu me criei na música ouvindo os gênios da música brasileira dos anos 70. Agora eu to numa fase “dissecando Tom Zé”, mas me inspiro muito nas músicas do Lenine, Milton Nascimento e o Clube da Esquina, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Caetano, Chico Buarque, os Mutantes, Elomar, Geraldo Azevedo, Alceu, Xangai entre muitos outros gênios da MPB.

(Papo Alternativo) O que te inspirou a criar o “Bastidores do Sorriso”?

(Almir Chiaratti) O CD fala de experiências que vivi e é um primeiro trabalho do qual me orgulho muito, principalmente pelas pessoas que somaram comigo e fizeram ele acontecer, isso é o ponto alto pra mim.
O Bastidores abriga canções de 2009 até 2014, músicas que nasceram naturalmente sem haver a ideia firmada de estarem num álbum. A vida ia acontecendo e eu ia registrando ideias musicais, quando dei por mim tinha canções suficientes para um CD. Aí desenhei esse conceito que partia da música que daria nome ao disco e fui construindo uma narrativa interligando as canções.

(Papo Alternativo) A música é algo que sempre esteve presente em sua vida ou é algo recente?

(Almir Chiaratti) Comecei a estudar música aos 14 anos, passei pelo Villa Lobos, pela Escola portátil de Música e tive aulas particulares de harmonia e improvisação na guitarra. Até aí era só um instrumentista que escrevia algumas letras, mas minha voz era péssima. Quando decidi gravar o CD queria conseguir cantar minhas próprias músicas de maneira aceitável, aí fui estudar canto e descobri um mundo inteiramente novo na voz como um instrumento, mas isso foi de 2014 pra cá. Ainda estou aprendendo a usar todos os recursos vocais que tenho. Acho que no fim das contas a gente está sempre descobrindo novas nuances naquilo que a gente acha que sabe.

3_foto_andre-bittencourt

(Papo Alternativo) O que você procura mostrar às pessoas com seu trabalho?

(Almir Chiaratti) Olha, eu costumo dizer que me sinto como se tivesse colocando cartas em garrafas e jogando no mar. Essa é uma imagem recorrente pra mim porque sinto que quando consigo falar de um sentimento ou de uma situação e alguém se identifica ou se conecta de algum modo começa a acontecer um movimento de reunião e acho isso mágico, sabe?

(Papo Alternativo) Além do seu lado musical, sabemos que você foi diretor no trabalho de Diego Marques, Sonhadores. Como foi essa experiência?

(Almir Chiaratti) Eu me formei em produção audiovisual na UFRJ (Rádio e TV) e trabalho como editor de vídeos. Durante a faculdade me especializei em finalização de imagem e de som o que me ajudou muito na hora de montar meu homestudio e me deu autonomia para produzir o que eu quisesse.
Quanto ao clipe da Sonhadores, eu e o Diego produzimos o EP dele (Andanças) em um mês e aquele vídeo foi gravado em algumas horas num sábado. Depois editei e fizemos lançamento. O Diego é ator e tem esse trabalho de palhaçaria com o Funil. Como a música fala sobre batalhadores que lutam pra sobreviver eu propus registrarmos um dia na vida desse palhaço, tudo de forma meio documental, sabe?
Eu sugeria, ele performava, eu registrava, bem câmera na mão e o resto imprevisível.

(Papo Alternativo) Em seu EP ao vivo, você esteve ao lado da cantora Luiza Sales. Vocês têm algum contato além da música? Como se conheceram e quando resolveram atuar juntos nesse trabalho?

(Almir Chiaratti) Eu admiro o trabalho da Luiza há tempos, acho os cd’s dela excelentes e quando surgiu a oportunidade de convida-lá para o show de lançamento do disco ela topou e eu fiquei honrado em contar com participação dela. Ela é talentosíssima.

2-Foto_Wilmore_Oliveira.jpg.jpg

(Papo Alternativo) Tivemos contato com o clipe da sua música “Navegantes de Noé”, é um trabalho bastante existencialista. Qual o conceito que te remete ao contexto dessa obra?

(Almir Chiaratti) O clipe é resultado de uma parceria com a Jaé Filmes, uma produtora com uma galera muito boa! Eu já buscava um clipe mais ficcional para essa música e eles vieram com a energia para realizar de um modo brilhante. O conceito do clipe segue o da canção. Esse questionamento sobre o sentido da nossa existência e como lidamos com isso. Eu sugeri a performance do Olivier de Sagazan para o final como referencia para dar uma virada na narrativa. Eles curtiram e conseguiram uma cena fantástica.

(Papo Alternativo) Recentemente tivemos acesso a um vídeo acústico seu, o trabalho ficou excelente e mostra todo o seu talento de forma natural. Você pretende fazer mais vídeos assim?

(Almir Chiaratti) Pretendo sim. Eu estou numa pesquisa desse formato mais intimista voz e violão e provavelmente devem rolar outros vídeos nesse formato em breve.

(Papo Alternativo) Para finalizar, nos deixe uma mensagem sobre o futuro do seu trabalho e as novidades que vem por aí.

(Almir Chiaratti) Eu pretendo lançar duas canções novas esse ano ainda, bem diferentes do Bastidores. E já começo os planos para o ano que vem que devo lançar um CD em duas partes, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Vão ser dois eps seguindo o mesmo conceito. Estou bem no inicio desse projeto, terminando de compor as canções, mas estou bastante animado!

5_Foto_Pedro_Arantes.jpg

Para conhecer Chiaratti um pouco mais, acesse sua página no facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s