Cansaço e mal-estar da nova geração são retratados em novo vídeo da Xóõ

Por: Vinícius Aliprandino

xoo

“‘Cansado’ é o momento do disco que trata especificamente desse mal-estar, dessa falta de sentido atuais traduzidos nesses signos: amigos da internet, nova MPB. Tanto que o tempo verbal que ele fala é no presente, em toda a música.”

Estas são as palavras de Hugo Noguchi, em relação ao novo clipe da música “Cansado“, lançado recentemente pela sua banda -a  Xóõ.

O novo trabalho mostra uma dança pra lá de intuitiva e com fortes críticas ao cansaço das gerações atuais, diante da situação descrita pelo baixista. A sensação, ao assistir, é perturbadora, mas ao mesmo tempo libertadora. A voz surge como se fosse a consciência falando bem ao fundo, calma, mas provocativa.

O conjunto vídeo, dança e música te leva da apatia à inquietação, de forma a romper com todo esse mal causado. Em outras palavras, é um estimulante, um alarme, um choque de realidade, um alerta vermelho que grita “ACORDE PARA A VIDA E ROMPA COM TUDO ISSO!“.

xoo-cansado-4

O vídeo é fruto do trabalho coletivo de André Magalhães, Eduardo Kozlowski, César Augusto Moura, Pedro Waddington e Pedro Bomfim Fontoura (Academia Internacional de Cinema). Para desenvolver a performance e dar vida ao cansaço dessa geração, a banda contou com o ator Pedro Gabriel Bomfim (Pegê).

No desenrolar do trabalho, Pegê improvisou de modo a acompanhar a canção. Conforme a música vai atingindo seu ápice, o ator realiza sua performance em progressão, indo, em questão de segundos, da calmaria ao caos.

A ideia do clipe surgiu na mente de Pedro Fontoura. Após ouvir várias bandas da cena independente, Fontoura decidiu colaborar com esse universo, e então convidou Pegê para caprichar na performance enquanto a música rolava.

E antes de agradar ao público, existe a necessidade de que a banda goste do trabalho desenvolvido. E, bingo! Não deu outra. O resultado final cativou os integrantes da Xóõ.

xoo-cansado-2

De acordo com o baixista do grupo, a conexão entre a performance e a música, deram vida a outro significado para a música. Segundo ele, a canção aliada ao vídeo, mostra o começo e o fim em uma linha de tempo, seja de apenas um dia, ou de toda uma vida.

Nesse cenário, em seu princípio temos uma diversidade de sentimentos, movimentações e pensamentos, que se dão de maneira intensa, trilhando ao longo do dia, ou de toda uma vida. Ao chegar no final desta linha, teremos absorvido e reagido a essa mistura de sensações.

Isso tudo com nosso corpo absorvendo e reagindo a toda essa inquietação e confusão, incorporando a tensão que é viver em uma sociedade em que a falta de sentido é um imperativo. Enquanto a gente implora na superfície por qualquer motivo, prazer ou recompensa que torne nossas vidas menos fúteis e mais significativas”, explica o músico.

A Xóõ é formada por por Bruno Schulz, Cairê Rego, Felipe Pacheco, Vitor Brauer, Gabriel Ventura, Hugo Noguchi e Larissa Conforto.

Confiram o vídeo de “Cansado” no link abaixo e mergulhem nesse universo de movimentos que nos leva da apatia às inquietações do mundo atual. Para ficar por dentro do dia a dia da Xóõ, acessem a página oficial da banda no Facebook.

A ficha técnica completa que mostra um a um quem participou no desenvolvimento completo deste trabalho, você acompanha logo abaixo.

Ficha Técnica

Performance: Pedro Gabriel Bomfim
Realização: Academia Internacional de Cinema
André Magalhães
Eduardo Kozlowski
César Augusto Moura
Pedro Waddington
Pedro Bomfim Fontoura

Baterias: Larissa Conforto e Gabriel Barbosa
Guitarras: Gabriel Ventura e Felipe Pacheco Ventura
Baixos: Hugo Noguchi e Cairê Rego
Teclados, sintetizadores e pós-produção: Felipe Pacheco Ventura e Bruno Schulz
Violinos: Felipe Pacheco Ventura
Vozes: Vitor Brauer
Produção: Bruno Schulz, Cairê Rego, Felipe Pacheco Ventura, Gabriel Barbosa, Gabriel Ventura, Hugo Noguchi, Larissa Conforto e Vitor Brauer
Edição: Hugo Noguchi
Mixagem: Felipe Pacheco Ventura
Masterização: Matheus Gomes
Músicas gravadas no estúdio Swing Cobra e masterizadas no estúdio Magic Master

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s