Por: Vinícius Aliprandino

De maneira coletiva, a banda brasiliense Calvet deu vida ao novo EP. O grupo lançou o trabalho, intitulado “Redphant“, no palco do Hostel 7 de Brasília – DF, durante a “Roof Session“.
Para produzir esse trabalho, a ajuda foi de peso. O sexteto – que na época era um quinteto – recrutou Ricardo Ponte – vencedor do Grammy Latino e um dos principais produtores musicais da atualidade brasiliense. A arte da capa do disco foi produzida por Felipe Cavalcante.
De acordo com Rodrigo Meneses (Digão), guitarrista e vocalista do grupo, o caráter coletivo do processo de composição e produção funcionou de modo que as referências musicais dos integrantes fossem somadas dando vida a “Redphant“.
“O novo trabalho foi construído de uma forma muito coletiva. É composto de 4 músicas que trazem o liquidificador de referências dos integrantes. A gravação ganhou um colorido especial quando foi decidido incluir um naipe de metais nas novas composições“, comentou Meneses.
“Redphant” traz 4 faixas, que são tocadas ao longo de 13, quase 14, minutos. A qualidade, fôlego e energia de uma banda com vontade de mostrar seu trabalho são evidentes.
O tempo total do EP parece pouco quando chega o fim da última faixa e fica aquela vontade de “quero mais”. Por outro lado, a Calvet mostra que é necessário apenas aquele espaço de tempo para expor um trabalho sincero, original e de quem ainda tem muito o que mostrar.
As músicas que compõem o trabalho são “Reckless Night“, “Slow Down“, “The Shore” e “Great Escape“.
Videoclipe
Anteriormente a Calvet já havia feito outro lançamento, mandando ao ar o clipe de “Reckless Night“, canção que abre o EP.
O vídeo contou com a direção e câmeras de Cadu Andrade e Pedro Chavo, que também realizaram o roteiro ao lado da banda. A produção é assinada pela Calvet e Cadu Andrade.
Até o momento em que escrevíamos esta matéria, o vídeo contava com mais de 3 mil visualizações no YouTube, além de grande quantidade de comentários positivos.
De acordo com Digão, a repercussão tem sido das melhores e não apenas na internet. Rodrigo contou que a banda recebeu elogios de Drica Mendonça da Rádio Transamérica e um convite para que o clipe fosse ao ar em um canal de TV.
“A repercussão está bem maneira. Temos recebido elogios de várias pessoas influentes da cena cultural. Um exemplo é a Drica Mendonça da Transamérica, que elogiou bastante. Obtivemos aceite para que o clipe integrasse a programação do canal Music Box Brasil. Estou agora tentando agilizar o cadastro na Ancine. Mas achei um ótimo indicador esse aceite“, explicou.
O músico contou que o clipe foi gravado durante uma festa na área residencial da cidade, a maneira típica das que têm rolado em Brasília. O local do vídeo é a casa de um dos amigos da banda.
Entre as dificuldades que o grupo e a equipe de produção encontraram durante o processo, está a vibe natural e real da plateia. Isso mesmo. Por se tratar de uma festa de verdade, o público aos poucos ficava alcoolizado e acabava complicando o trabalho de captação das imagens.
“O maior desafio foi por conta da galera já bem alcoolizada que não obedecia mais às orientações do Pedro Chavo e do Cadu Andrade (produtores) para repetir posições e atuações na sequência de takes. (risos) Mas ao mesmo tempo, deu autenticidade para as cenas. A animação era real“, comentou o músico.
E não é apenas o clipe que tem conquistado cada vez mais elogios. Rodrigo revelou que o EP tem sido alvo de comentários positivos, abrindo portas para a banda conseguir espaços em veículos de comunicação.
“O EP também tem sido muito bem recebido. Já conseguimos entrevistas para rádios aqui de Brasília para falar do EP: rádio cultura e rádio transamerica. E agora estamos tentado divulgar para fora de Brasília e conseguir espaços em playlists. Mas o feed back está excelente”, conta.
Além da divulgação de “Redphant”, e em desafio ao próprio trabalho, o grupo já começou a trabalhar em algumas composições em português. “Eu tenho planos para começar a produção desse novo material ainda nesse semestre e se tudo der certo lançaremos ainda esse ano. Outro projeto é um clipe para a música “The Shore” também do Redphant. A pegada deverá ser totalmente diferente da de “Reckless Night”, numa vibe mais natural. Vamos ver o que vai sair”, finaliza o músico.
A Calvet foi formada em 2012 pelos vocalistas Rodrigo Meneses (Digão) e Neto Gondim, e traz influências da cena underground nacional e nomes internacionais que vão do Post-Hardcore ao Indie Folk. Entre as influências da banda estão nomes como Noção de Nada, Dead Fish, The Strokes, Little Joy, Weezer, Foo Fighters e muitos outros.
Atualmente, além de Meneses e Neto, o grupo brasiliense conta com Raliba (baixo), Marcio Baketa (bateria) e Bruno Portella (trombone) e Alencar Ulisses (trompete).
Confiram o EP “Redphant” nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Calvet através do site, Instagram e da página oficial da banda no Facebook.
Que matéria!
Que bom que gostou, Digão! Gostamos muito de escrever a matéria e conhecer o trabalho da Calvet.
Muito bom!
Os caras mandam bem demais!