Amarelo Manga traz VHS e psicodelia ao clipe de “Miojo”

Por: Vinícius Aliprandino

Amarelo Manga
Crédito da foto: Christian Proença/CONTRA

Psicodelia, VHS, nostalgia e muito gingado – esses são alguns dos pilares sobre os quais o Amarelo Manga produziu seu novo clipe – “Miojo”. A música, lançada no ano passado, faz parte do álbum “Nuca” e agora ganha um vídeo nessa nova fase da banda.

O Amarelo Manga que antes era um trio, volta agora para sua formação inicial e segue atuando como um duo. Na formação atual estão os dois membros que começaram esse trabalho em 2015 – Julio Santa Cecília e Rafael Frejat.

O vídeo foi dirigido e produzido pela própria dupla, que utilizou uma câmera VHS para registrar, ao longo do ano passado, cenas que vão desde a rotina da banda até registros de amigos próximos.

A maioria dos feedbacks que a gente vem recebendo tem sido positivos, mas também tem gente que não entende nada do que estamos propondo com esse tipo de vídeo e com a nossa edição, digamos um pouco frenética e atípica, o que eu acho ótimo também“, revelou o músico Júlio Santa Cecília

De acordo com o grupo, o equipamento foi comprado pela internet de uma pessoa que não imaginava o potencial da ferramenta. Nas mãos do Amarelo Manga, a câmera representa muita força de produção. Anteriormente, a banda já havia feito uso dessa estética, com o mesmo equipamento no clipe de “Geribá” – canção que também pertence ao álbum “Nuca“, lançado pela Deck Disc.

No vídeo é possível perceber um paralelo entre o passado e a atualidade, porém, devido ao fato do vídeo ser filmado em VHS, o vídeo todo carrega a mesma estética.

A mescla do passado e futuro foi uma tentativa de criar um paralelo entre aquele vídeo caseiro de família concebido há 19 anos atrás, com uma filmagem feita na semana passada pela banda com nossos amigos. Como tudo foi filmado em VHS, fica difícil distinguir o novo e o velho“, explicou Júlio.

As imagens, apesar de muitas delas serem atuais, resgatam a essência dos anos 80 e 90, causando nostalgia. As cenas reproduzidas são as mais variadas: integrantes da banda na atualidade, festa de aniversário infantil, cachorro, balanço no parquinho, jogo de Play Station inicializando, skate, malabares, e muito mais. Tudo isso embaralhado e encaixado de um jeito que consegue transmitir o estilo alternativo e psicodélico da banda.

A ideia de utilizar a filmagem em VHS tem a ver com as influências e o tipo de som que a Amarelo Manga faz. Porém, Julio explica que a ideia da banda não é ficar restrita a apenas esse tipo de vídeo. O momento para a banda é de experimentar essa estética, mas ter a opção de mudar futuramente.

“Desde que estreamos a parte visual do projeto ano passado, nossa câmera VHS tem sido nossa maior aliada em sintetizar para o público a nossa proposta estética, que dialoga também com o tipo de som que fazemos. Não pretendemos ficar restritos apenas ao analógico, mas, até a concepção do nosso segundo clipe, a intenção era de manter essa mesma linguagem. Mas a verdade é que a nossa vontade em geral é de experimentar, flertar com VHS e o HD, nem nós sabemos o caminho que seguiremos em nossos próximo videoclipes, tudo é válido, mas isso tem sido mais barato também”, finalizou o músico.

Confiram o vídeo de “Miojo” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Amarelo Manga, através da página oficial da banda no Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s