Philippe Meyohas explora o minimalismo na música erudita e lança suíte

Por: Letícia Moraes

Foto de divulgação - Philippe Meyohas.JPG

Experimentando a música erudita, o compositor carioca Philippe Meyohas lançou a suíte “A Arte do Retorno”, título que faz referência à consagrada “Arte da Fuga” de Bach. Nesse trabalho o compositor faz uma narrativa a partir da exploração do minimalismo e suas expressividades particulares.

As músicas somam fortes ecos da liturgia judaica, do flamenco, e música contemporânea. Gerando uma obra de sonoridade única. O EP tem as composições em contextos e funções diferentes da forma linear, exibindo uma escrita dentro da linguagem polifônica. A busca pela musicalidade singular de Meyohas, caracteriza a recente carreira do jovem.

A vontade em explorar novos ingredientes em sua música, o fez descobrir as suítes. Movimentos instrumentais tocados sem interrupções, percorrendo uma noção de narrativa e evidenciando suas explorações musicais, sendo esta a definição desse trabalho.

O EP conta com a participação de Murilo Alves (violoncelo), Victor Hugo Rêgo (clarone) e do próprio Philippe (viola caipira). Foi gravado e mixado por Guilherme Marques, no Estúdio Frigideira (Rio de Janeiro). A masterização ficou por conta de Alexandre Rabaco.

“‘A Arte do Retorno’ na verdade tem uma dupla conotação. Uma que diz respeito a características compositivas da obra e outra a metáforas possíveis de se extrair dessas características, com endosso de subjetividade minha”, confessa Philippe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s