Conheça o som experimental de Xoxoto

Por: Letícia Moraes

xoxoto

Xoxoto é um cara do bem, ou não, nascido na década de 60 em Muzambinho, uma cidade pequena e pacata no sul de Minas Gerais. Conhecido regionalmente, seu nome veio à tona através da compra de um computador velho, onde dois jovens pesquisadores encontraram uma porção de disquetes, cada um com um pedaço de uma música, as peças foram unidas como em um quebra cabeça e deram origem ao trabalho de Xoxoto.

Foi o encontro com um tesouro perdido, mostrando um nome importante na cultura alternativa e independente de Muzambinho. Há poucas informações sobre quem é de fato o Xoxoto, não há como saber se este é seu nome real ou artístico, com um significado incerto. Junto aos disquetes foram encontradas pilhas de fotos velhas e amareladas, que se tratam de imagens antigas de Muzambinho, possivelmente Xoxoto se encontra em alguma dessas fotos, mas não conseguiram identificá-lo.

Como é possível intitular uma música que foi encontrada e não foi feita por você? Como intitular algo instrumental cujo compositor é incomunicável? Mas pela criação e boa arte musical, resolveram trabalhar em cima da mesma e divulgar ainda assim. Como foi a primeira música resgatada nos disquetes, essa foi intitulada “Single”.

A faixa mostra uma ação da polícia de NY que sondou a cidade de Muzambinho, nesta ocasião os moradores perderam a paz e chegaram a acreditar que se tratava de uma atividade paranormal, mas tudo não passou de americanos querendo entender como era a vida nessa cidade. Esse ocorrido mudou a vida dos moradores de Xoxoto, emprestando sua sensibilidade para a música que se tornou explosiva e abstrata.

https://soundcloud.com/user-972937541/xoxoto1-single

 

3 comentários Adicione o seu

  1. Achei um disquete do Xoxoto no banheiro de um restaurante da rua Augusta, em SP. Por esse motivo procurei informações e vim parar aqui. Não tenho um drive de disquete, mas vou procurar alguém que tenha, pra ver o conteúdo que está dentro.

    1. Que legal, Eduardo! Pelo visto, o Xoxoto está espalhado por todos os cantos. Tomara que você consiga encontrar o drive para acessar o conteúdo.

      Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s