Por: Vinícius Aliprandino
Vivemos momentos conturbados, turbulentos e com escândalos envolvendo políticos e empresas, vindo a tona todos os dias. E como é de praxe, o Hardcore sempre levanta a sua voz contra problemas e injustiças políticas e sociais. Influenciados por essa maré em específico, a The Upperground soltou o lyric video da canção “Voiceless“, no qual a banda paulista fala a respeito de ganância, poder, manipulação e a apatia da maior parte da população que segue calada diante de tantos acontecimentos.
A batida é rápida, e entre riffs e vocais, a banda traz uma sensação de luta e esperança, mostrando que a solução está nas mãos de cada cidadão.
O lyric vídeo foi desenvolvido por Thiago Vignoto e Gabriela Alonso, da Vig Filmes. A canção é parte do álbum “First Floor“, lançado em 2015, e foi escolhida justamente por tocar na ferida dos problemas atuais.
“O cenário atual pede que a essência do hardcore seja resgatada. Ir contra o sistema são temáticas que fazem parte da origem e essência do rock, muito mais latentes no punk e no HC. Achamos que o hardcore não é apenas um estilo de música, é também cultura e estilo de vida”, explica o baterista Johnny Vignoto.
“How many times?
The question that moves
The blind under those iron trees
I cannot wait!
Until the time makes it disappear
All the political songs I’ve heard from
The voiceless that still stand
Will you grab their hands?
Will you try some changes?”
De acordo com o baterista, o visual do vídeo mistura vários pontos de vista, indo do individual ao coletivo, do caos ao regular, do bonito ao feio. A intenção é de caos organizado, fazendo referência à manipulação retratada na música.

A The Upperground é formada por Pedro Spadoni (vocais), Ivisen Lourenço (guitarra), Danilo Pirola (guitarra), André Spadoni (baixo) e Johnny Vignoto (bateria). Até o momento, o quinteto conta com um álbum de estúdio – “First Floor” (2015).
Confiram o lyric video de “Voiceless” no link abaixo e acompanhem o trabalho da The Upperground, através da página oficial da banda no Facebook.