Crítica ao provincianismo é tema de nova música de Valciãn Calixto

Por: Vinícius Alipradino

Valciãn Calixto 2 por Eryka Alcântara
Crédito da foto: Eryka Alcântara

Já nos preparativos para o próximo álbum, que deve ser lançado no segundo semestre deste ano, e com muito o que falar sobre a situação da cultura em seu estado, o músico piauiense Valciãn Calixto lançou recentemente o single “Má Vontade Boa Intenção“.

A canção traz uma crítica e desabafo sobre a cultura brasileira e seus comportamentos. O debate em questão trata a cultura e o pensamento provinciano, que impede o brasileiro de realizar ações positivas.

De acordo com o músico, sair da zona de conforto se faz necessário para o artista ser reconhecido. No caso, Calixto conta e cita como exemplo, que, para fazer sucesso, um músico do Piauí precisaria sair do estado e migrar para outro, onde exista maior investimento e renovação do público.

A letra ataca diretamente a cultura e o pensamento provinciano que impede o brasileiro de realizar qualquer ação positiva, seja para si, seja para outrem. Isso contribui para a manutenção da atual conjuntura no país, assim como a morosidade que percebo em parte dos artistas do Piauí, como se pode ouvir na terceira estrofe da música”, explica o músico.

Valciãn Calixto no Grito Rock 2017 por Eryka Alcântara
Crédito da foto: Eryka Alcântara

Como forma de contornar a situação, Valciãn, em parceria com outros envolvidos, criou o coletivo e selo Geração TrisTherezina. O trabalho incentiva a união dos músicos e criadores da região, de maneira que movimente a cena local para uma exposição em nível nacional.

Tapar os olhos para isso é burrice. Não tem investimento, não há cadeia produtiva, casas de shows abrem e fecham sem que percebamos. Mesmo a nível de Nordeste, se qualquer artista quiser se estabelecer, tem de sair para tocar no eixo sudeste do Brasil, Baiana System e Cidadão Instigado são bons exemplos. A Geração TrisTherezina ainda tem muito o que conquistar, muito mesmo, tanto profissionalmente quanto a nível de projeção, mas já notamos nossos nomes sendo mencionados fora do Piauí, o que demonstra uma vitória pequena quanto à terceira estrofe do single”, conta Valciãn.


“É por isso que nada dá certo pra ti.

É por essas e outras que cê vai morrer no Piauí,
Só os fracos vivem e morrem aqui
E eu estou fugindo disso,
E Deus, Deus me livre disso!”

A bateria, percussão (congas, pandeiro, repinique, surdos) ficaram a cargo de Marciano Calixto. Os teclados, produção, mixagem/masterização foram realizadas por Lennon XP.

A parte de letra, arranjos, voz, guitarras, baixo, teclados/sintetizadores são todas do próprio Valciãn Calixto.  A gravação foi realizada no RR Studio e o single foi lançado pelo selo/coletivo Geração TrisTherezina.

Confiram “Má Vontade Boa Intenção” no link abaixo e acompanhem o trabalho de Valciãn Calixto, através da página oficial do músico no Facebook.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s