Por: Letícia Moraes

A Grandfúria lançou seu álbum “O Sopro e o Momento”, com 11 faixas, baseado nos livros “O Tempo e o Vento – O Continente” I e II de Érico Veríssimo. Os seis integrantes do grupo fizeram um trabalho colaborativo, dedicaram-se por dois anos à produção do disco.
Os instrumentos escolhidos foram típicos da música folclórica gaúcha, entre eles: acordeon, bombo leguero e violão, sem dispensar a energia das guitarras. O álbum visa ser conceitual, dinâmico e com músicas enérgicas intercaladas às suaves.
Até para o encarte foram explorados elementos folclóricos do Rio Grande do Sul. As 11 faixas autorais contam a história, em ordem cronológica, de “O Tempo e o Vento” com uma adaptação criada pela própria banda e referências subjetivas.
O grupo se inspirou no pop tradicional, rock, funk rock, música progressiva, reggae acústico, metal, psicodelia e post hardcore. O álbum foi gravado no estúdio Noise (Caxias do Sul – RS), com produção de Carlos Balbinot e masterização de Fabrício Zanco.
O trabalho ainda conta com a participação especial de Tomás Savaris (violão), Marlon Castilhos (percussão), Jorge Valmini e Helena Pezzi (vozes). Para divulgar esse sucesso a Grandfúria realiza uma turnê pelo Rio Grande do Sul, e prepara um documentário sobre o processo de criação do disco, bastidores e curiosidades. Em breve deve surgir também um videoclipe.