Após lançamento de álbum Tamy concede entrevista ao Papo Alternativo

Por: Letícia Moraes

18194577_1297738567014160_5102888319437398184_n

A cantora e compositora Tamy acaba de lançar seu quarto álbum “Parador Neptunia”, que traz um verdadeiro encontro entre Brasil e Uruguai, combinando estilos de MPB, grooves afro-latinos e beats eletrônicos.

Ela já ganhou prêmios importantes, como o Primeiro lugar no festival Novos Talentos do Banco do Brasil (2004), prêmio “São Benedito” como Artista do Ano pela imprensa capixaba (2006) e Primeiro lugar no festival Novos Talentos da empresa Oi (2007).

Fez participação com grandes nomes da música, como: Roberto Menescal, Milton Nascimento, Ivan Lins, Lenine, Sandra de Sá, Zelia Duncan, Arlindo Cruz, Paralamas do Sucesso, Luiz Melodia, Marcelinho da Lua e Hugo Fattoruso.

O Papo Alternativo teve a honra de ter acesso ao seu último trabalho musical, e através dele conseguiu uma entrevista de arrasar com a cantora. Você pode ouvir o Parador Neptunia pelo Spotify, Deezer ou iTunes Play.

19702046_1368082459979770_5211987638903069800_n

(Papo Alternativo) Tamy, sabemos que o “Parador Neptunia” é seu quarto disco. Você acredita que em relação aos outros o seu trabalho amadureceu nesse novo álbum?

(Tamy) Espero que sim rs. Faz 5 anos que gravei Caieira, meu disco anterior, em 5 anos muita coisa muda né? Na minha vida então, tive um giro de 360 graus. Mudei de país e tive uma filha. Isso me fez mais intensa, segura e urgente.

(Papo Alternativo) Você esteve no Uruguai por cinco anos. O que esse período trouxe para a nova fase de sua carreira?

(Tamy) Eu continuo morando em Montevideo. Acho que neste momento a novidade é a minha estreia como interprete, nos outros discos eu compunha tudo, o fato de trazer o elemento candombe pra minha sonoridade e também esse lance de cantar em duas línguas. Quando canto em espanhol sou outra persona, é divertido, a língua exige mais dramaticidade e tônus na voz, mas voz de peito também, coisas que tive que aprender e que curti muito.

(Papo Alternativo) Quais foram suas maiores inspirações para o lançamento de “Parador Neptunia”?

(Tamy) A música brasileira sempre. Essa é minha base. Foi ouvindo João Gilberto e por causa disso que comecei a cantar e tocar. E a compor ouvindo Caymmi e Tom Jobim. Mas a vida foi me apresentando outros tons, sons, estéticas. E agora, mais que natural já que moro no Uruguay, chegou a vez do candombe.

17523413_1279729038815113_7964548224517556456_n

(Papo Alternativo) Podemos notar que você mesclou vários estilos em seu novo trabalho. O que você busca alcançar com essa técnica?

(Tamy) A mistura foi natural, porque a música brasileira já faz parte de mim, é muito presente no meu som. O que tem de novo é a chegada dessa coisa Rio Platense. Do acento uruguaio e do mate, rs.

(Papo Alternativo) A resposta que você tem obtido do público, com essa junção Brasil e Uruguai, tem sido positiva?

(Tamy) Acho que sim. O Brasil e o Uruguai são países que se relacionam muito bem. A gente adora o Uruguai, Mujica, Soares e Jorge Drexler e o Uruguai adora o Brasil, samba, as praias e a nossa alegria.

(Papo Alternativo) Como foi o processo de gravação do álbum?

(Tamy) Foi super tranquilo. Com a internet não existe dificuldades para fazer um disco entre 2 países. O produtor do disco, Rodolfo Simor, está em Vitória e eu em Montevideo. Conversamos muito antes de começar. Mostrei pra ele o repertório que eu já tinha selecionado, apresentei a ele meus novos encantamentos sonoros e discutimos como fazer essa mistura tendo uma unidade e a cara da TAMY. Rodolfo me conhece há muito tempo, e ele tem sua própria linguagem pop, e uma facilidade de sintetizar que é bem própria dele também. Ele fazia as bases lá, me mandava, eu gravei alguns instrumentos no UY, como tambores de candombe, bateria, e algumas guitarras, as vozes também coloquei em Montevideo. Mandava tudo pra ele, ele manipulava o som, invertia, brincava com timbres e texturas, e assim fomos fazendo. Levamos 1 ano.

19225046_1347843598670323_6507953386915235163_n

(Papo Alternativo) Quais foram as participações especiais nesse trabalho?

(Tamy) São super especiais de verdade. Em Ayer Te Vi, tive a honra de compartir vocais com o gênio uruguaio Ruben Rada. Essa canção é bastante conhecida do Rada, tanto aqui como a argentina também, é um clássico. A gente fez um arranjo minimalista, que se comunica com o conceito do disco e Rada cantou lindamente, como sempre. Depois tem o Hugo Fattoruso, outro ícone do Uruguay, Hugo trabalhou muito com Milton Nascimento, Djavan e Chico Buarque, por isso eu já o conhecia, mas aqui nos tornamos amigos e fizemos a canção Estrellas e ainda um jovem artista Brasileiro, Cesar Lacerda. Cesinha veio a Montevideo participar do meu projeto TAMY Invita (onde reuno artistas brasileiros e artista uruguaios já são 10 edições desde 2014) e aí começamos a parceria. Logo depois ele mandou um pedaço de uma música, Francisco terminou a musica e eu fiz a letra. Chamei ele pra cantar porque adoro a sua voz, ele é um talento.

(Papo Alternativo) Você pretende continuar sua carreira com a união de estilos como tem feito, ou seus próximos trabalhos deverão seguir novos horizontes?

(Tamy) Acho que sim, mas não posso prevê-los. Se eu demorar mais 5 anos pra fazer outro disco, não sei… Preciso mesmo ser tocada pelas canções e pela historia pra ter motivação e fazer um álbum.

(Papo Alternativo) Finalizando: Quais as novidades que temos sobre sua carreira para ainda esse ano de 2017?

(Tamy) Estou em um ano de lançamentos mesmo. Na minha página facebook.com/listentotamy estamos sempre lançando videos e promoções. Comecei a tour no Brasil no Espírito Santo. Agora dia 24.08 toco em São Paulo, no Bourbon Street, dias 30 e 31.08 toco no Rio, dentro da programação do festival Levada, no Teatro Laura Alvim e dia 07.09 toco aqui em Montevideo, na La Trastienda. Ainda para esse ano lançarei o vídeo clipe de Alice no canal youtube.com/tamymusic e por aí vai.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s