Por: Letícia Moraes

Com influência psicodélica e deixando para trás as letras em inglês, a Cafe Republica acaba de dar a luz a um novo single “Um”, primeira faixa de seu disco. O álbum conta com a produção da banda e co-produção de Eugenio Dale.
O ritmo impactante, repleto de arranjos singulares com vertentes alternativas presenteia os ouvidos calmos que ousam admirar o trabalho. A música surgiu em um momento de reflexão sobre os papéis que as pessoas necessitam representar em nossa sociedade, indo contra o sentido de pluralidade dos seres humanos.
“Um” traz uma nova fase na carreira da Café República. Caminhando para rumos diferentes dos já trilhados, com uma sonoridade única. O single foi gravado no Estúdio Camelo Azul (RJ). A masterização é de Luiz Tomaghi e mixagem de Barbanjo Reis e Eugenio Dale.
Desde o início a dedicação foi completa às novas canções, reestruturando sua maneira de compor e apresentando letras em português. Reunindo elementos de múltiplos estilos musicais, com composições e arranjos diferentes. A Café Republica é referência de que a cena underground carioca respira.
“O single trata justamente de um estado em que se procura resgatar e assumir as múltiplas identidades do indivíduo. No lado artístico, procuramos criar uma faixa que não se limite em estrutura única, mas que leve em conta nossa diversidade e pluralidade enquanto músicos. Como não houve nenhuma definição musical ou em termos de arranjo antes de entrarmos em estúdio para gravar, assumimos ainda o papel de ouvintes uns dos outros e nesse esquema de produção nos atentamos à toda liberdade que resulta dele”, conta o tecladista Anderson Ferreira.