Humor e crítica na união de soul e afrobeat de Jeza da Pedra

Por: Letícia Moraes

311H4_J12WA8IC1lQHVSIjPwHT-iOXUwq5MCrPjYU6k-UTJh_aqCkpzaYTQAP1qx-WhbkA=s2048

Com humor, crítica e coragem, o rapper Jeza da Pedra faz junção de umbanda, afrobeat, soul e sons do subúrbio carioca, o que deixa sua música totalmente abrasileirada.

Jeza surgiu da sua necessidade de expressar sua voz. Filho de mãe retirante nordestina e bisneto de escravos mineiros alforriados, ele nasceu e foi criado no Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Passando boa parte de sua infância  e adolescência no bairro da Zona Norte do Rio com pior IDH da cidade.

Sua criação musical se deu entre igrejas neopentecostais, bailes funk e rodas de samba, uma combinação incomum, mas que tornou Jeza o artista que é atualmente. Aos 14 anos participou do projeto “Adolescente no Mundo do Trabalho”, da ONG carmelitana São Martinho, o que possibilitou seu ingresso na Escola de Música Villa Lobos.

Em junho desse ano ele lançou seu primeiro EP “Pagofunk Iluminati”, trabalho produzido por Juan Peçanha e mixado e masterizado por Cairê Rego. O show de lançamento do seu EP, no Coletivo Éden, contou com a participação da orquestra Afrojazz e teve registro em áudio e vídeo, sendo lançado aos poucos em forma de EP ao vivo.

O seu projeto tem direção artística de Luana Moussallem, Tarek Naba’a e Eduardo Santana. A primeira faixa lançada é “Abafar Loló”, uma mistura de “Realce” de Gilberto Gil, com canções nacionais que falam abertamente sobre drogas. Um afrobeat moderno com pitadas de R&B, uso de autotunes e o destaque da voz de Jeza.

“A minha necessidade de ficcionalizar a escassez da realidade e transformá-la em matéria onírica é o que me inspira a criar. A necessidade que eu tenho de manter a minha voz ecoando no tempo a despeito da finitude da vida.
Mais especificamente, porque não tem nada na vida que eu me identifique mais do que fazer o que eu faço”,
explica Jeza.

Confira a versão ao vivo de “Abafar Loló”:

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.