Vinicius Castro canta sobre a vida e faz homenagem em “Ancestrais”

Por: Vinícius Aliprandino

Vinicius Castro 21_crédito Tiago Chediak
Crédito da foto: Tiago Chediak

Uma vida a dois na Europa, com toda a história do continente, mais especificamente, a cultura espanhola – tudo isso influenciou o músico Vinicius Castro a compor sua nova canção e lyric video.

Trata-se da música “Ancestrais”. Nela, o artista faz uma homenagem para a esposa, com as doses de influências vindas da vida em Murcia, na Espanha, para onde o cantor se mudou recentemente.

Estar em solo europeu fez Vinicius perceber o quanto toda nossa brasilidade vem de lá e também de países africanos. As construções tanto laicas quanto religiosas, erguidas há séculos atrás, desfiles de Mouros e Cristãos, pelas ruas da cidade, tudo isso serviu de carga para sua nova composição.

Quando se escolhe dividir a vida com alguém, o impacto dessa pessoa na sua vida é absoluto; levei 10 anos até conseguir achar as palavras que traduzem o que sinto. Tudo me fez refletir muito. Principalmente pela nossa brasilidade, que é fruto também desses países europeus e africanos. Me peguei pensando nesse passado comum que temos com essa civilização e também sobre nossas diferenças”, explica Vinicius.

“E o efeito borboleta
Por todo planeta fez-se farfalhar
Duas guerras mundiais
E o encontro dos meus e dos seus pais
E dos pais dos nossos pais
E de todas gerações passadas
Dos antepassados
Desses ancestrais”

Vinicius Castro - Ancestrais

E o reflexo não parou apenas na comparação de um ciclo Espanha-Brasil. Devido ao fato de estar convivendo diariamente com a língua espanhola, o músico decidiu procurar por autores que escreviam nesse idioma, porém em outros países, também colonizados por europeus. Desta forma, Vinicius chegou aos livros do colombiano Gabriel Garcia Marques e as canções do uruguaio Jorge Drexler – autores que tratam da temática “ancestralidade” em seus trabalhos.

A música é carregada de história, não apenas sobre a cultura europeia, mas conta desde a época do surgimento da humanidade, passando por aprendizados como fazer fogo e utilizar pedras como armas, guerras, e os encontros que os ancestrais tiveram ao longo do tempo e que são responsáveis pelos atuais. Tudo isso cantado de uma maneira que serve para toda humanidade, porém focado, exclusivamente, na homenagem da relação que Vinicius tem com a esposa.

A canção foi masterizada por Luiz Tornaghi, do estúdio Batmastersom.

Confiram o lyric video de “Ancestrais” nos links abaixo e acompanhem o trabalho de Vinicius Castro, através de sua página oficial no Facebook.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s