“Karma” da Estranhos Românticos mostrando a China da década de 80

Por: Letícia Moraes

12494893_1756563687899108_4460207608102823371_n

Mais um single do primeiro disco da Estranhos Românticos ganha uma versão em clipe. O clipe de “Karma” conecta a China de 1980 com essa canção indie rock new wave pop punk tropicalista carioca.

O clipe foi dirigido e editado pelo baterista da banda, Pedro Serra. As imagens foram feitas pelo seu pai Sérgio Serra, há aproximadamente quatro décadas atrás.

Pedro descobriu um baú com rolos de filme Super 8 filmados por seu pai, fotógrafo amador, nas décadas de 70 e 80 e resolveu digitaliza-los. Através disso pode encontrar nas filmagens um choque de culturas, gerações e épocas que ficaram perdidas no tempo.

O clipe de “Karma” faz conexão com uma China fechada ao capitalismo e ao Ocidente. As imagens são repletas de bicicletas, poucos carros nas ruas, mostrando desde pontos turísticos, até a Cidade Proibida, a Grande Muralha, Pequim e Xangai, sempre com muitas pessoas pelas ruas.

Imagens em filme Super 8, granulado, mas bem conservado. Imagens essas que tornaram possíveis a edição desse clipe, nos trazendo pensamentos diferentes sobre uma cultura diferente da nossa, em uma época bem diferente do que vivemos agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s