Por: Letícia Moraes
Mais um single do primeiro disco da Estranhos Românticos ganha uma versão em clipe. O clipe de “Karma” conecta a China de 1980 com essa canção indie rock new wave pop punk tropicalista carioca.
O clipe foi dirigido e editado pelo baterista da banda, Pedro Serra. As imagens foram feitas pelo seu pai Sérgio Serra, há aproximadamente quatro décadas atrás.
Pedro descobriu um baú com rolos de filme Super 8 filmados por seu pai, fotógrafo amador, nas décadas de 70 e 80 e resolveu digitaliza-los. Através disso pode encontrar nas filmagens um choque de culturas, gerações e épocas que ficaram perdidas no tempo.
O clipe de “Karma” faz conexão com uma China fechada ao capitalismo e ao Ocidente. As imagens são repletas de bicicletas, poucos carros nas ruas, mostrando desde pontos turísticos, até a Cidade Proibida, a Grande Muralha, Pequim e Xangai, sempre com muitas pessoas pelas ruas.
Imagens em filme Super 8, granulado, mas bem conservado. Imagens essas que tornaram possíveis a edição desse clipe, nos trazendo pensamentos diferentes sobre uma cultura diferente da nossa, em uma época bem diferente do que vivemos agora.