O crescimento de “Maria”, aos olhos da Varal Estrela

Por: Vinícius Aliprandino

IMG_7348
Crédito da foto: Gabi Macedo

O crescimento faz parte da vida. Aprender durante essa fase é muito gostoso. Porém fazer parte do desenvolvimento de alguém é construir um futuro melhor. Ao mesmo tempo que demanda responsabilidade, também traz ótimos momentos e aprendizados. Perceber o mundo na inocência de uma criança, pode fazer uma pessoa aprender mais sobre a pureza e como devemos ser pacientes e muitas vezes dar um passo atrás. Em outras palavras, ensinar também é aprender.

A banda de Itapeva – SP, Varal Estrela lançou a canção “Maria”. A inspiração do nome da canção, assim como as situações descritas ao longo dela, vem da experiência de vida que a vocalista Thaís Rolim teve, ao cuidar da filha de um casal de amigos, durante os primeiros meses de vida.

Esse tempo foi o necessário para a musicista criar um vinculo, ver a criança crescer e assim ter experiência para poder relatar em uma canção. Entretanto, apesar de ter cuidado de Maria, durante seus primeiros meses de vida, a música só foi composta depois de alguns anos, quando a criança completou 4 anos de idade – o que deu ainda mais tempo para a vocalista ver Maria crescer e sentir ainda mais necessidade de dar vida a canção. Situações como o crescimento da criança são citadas e percebidas nos versos do single.

“O cabelo já está crescendo
Formando vários cachos
Na cabeça”

Momentos de aprendizado também ganham espaço na canção. Aquelas dúvidas que todos tiveram quando crianças e que sempre foi perguntado aos adultos “mas por quê?” “O quê é isso?”, não poderiam ficar de fora, igual a brincadeiras de “O que é? O que é?”. Tudo citado na canção em homenagem a pequena “Maria”.

A Maria é uma menininha de quem a Thaís cuidou quando ela ainda era um bebê. Criou-se um afeto, que virou amor e que virou música. Quando a Maria completou 4 anos de idade, a Thaís a presentou com essa música que por fim foi escolhida pra ser nosso primeiro single”, comentam os integrantes.

IMG_7304
Crédito da foto: Gabi Macedo

Com a música em mãos, foi um pulo para a banda ir ainda mais além e gravar um clipe. Com cenas dos músicos desenvolvendo a performance em um estúdio, o vídeo foi filmado por Eduardo Prado. A gravação ficou por conta de Gérson Santos no Gersom Studio, na cidade de Itapeva. A parte de mixagem e masterização foram realizadas por João Antunes em Sorocaba. Quem assumiu as baquetas na produção foi o baterista Felipe das Dores.

Com o single lançado, a banda já quer mais. De acordo com o guitarrista Rodolfo Braga, a intenção é trabalhar outras canções durante o ano. “Por ora a nossa ideia é trabalhar com vários singles durante o ano todo. Nós estamos trabalhando em outras músicas. Quem sabe, ao final desse processo, juntaremos todas as faixas em um EP ou disco“, conta o guitarrista.

A Varal Estrela conta com integrantes que fazem ou fizeram parte de outras bandas – como é o caso da Supernós, Pink Big Balls e Paranambuco. O grupo é um quarteto que conta com Thaís Rolim (vocal), Rodolfo Braga (guitarra), Lucas Silva (guitarra) e Thalles Macedo (baixo).

As influências da banda itapevense passam por nomes como The Beatles, Beach Boys, Clube da Esquina, Gal Costa, Rita Lee, Gilberto Gil, Ben Jor e Mutantes.

varal de estrela 2
Crédito da foto: Gabi Macedo

 

Origem e nome da banda

O surgimento da banda se deu quando Thaís voltou para o interior paulista. Após ter residido durante alguns anos em Curitiba – PR, onde fez faculdade e foi vocalista da banda Paranambuco, a vocalista voltou a Itapeva, e daí naturalmente foi acontecendo a reaproximação entre os amigos, que após encontros e conversas sobre música, entre outros assuntos, passaram a também ser companheiros de banda.

Morar no interior possibilita muitas coisas diferentes da vida na cidade grande. Uma delas é o espetáculo que a noite traz, com uma imensidão de estrelas, que cobrem o céu, poderem ser facilmente vistas, se não tiver nenhuma nuvem na frente. Partindo dessa ideia, os integrantes chegaram a um nome para a banda – Varal Estrela.

Confiram o clipe de “Maria” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Varal Estrela, através da página oficial da banda no Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s