“Feno” da Malabaristas de Semáforo faz críticas à apatia e alienação

Por: Vinícius Aliprandino

Malabaristas de Semáforo - Feno 3

 

Em meio a turbulentos acontecimentos e diante de uma apatia da sociedade em relação aos fatos, com telespectadores acompanhando ao show de horrores, que são gritados aos quatro campos do país, com decisões políticas, conteúdo televisivo alienante, e proclamações de ódio, como combustível e ao mesmo tempo, resultado de um baixo aprofundamento de questões sociais; as críticas da Malabaristas de Semáforo, em seu novo clipe são mais do que necessárias.

A banda lançou recentemente o clipe da música “Feno”, cutucando a ferida da apatia e do conformismo, os quais são vivenciados pela nossa sociedade.

No clipe, é estabelecida uma relação entre o mundo real e atual, com o descrito por George Orwell, em seu “1984”. No livro em questão, o mundo era dividido em poucos e grandes países, que o comandavam, e que mantinham a população refém de suas manipulações, violência e medo. Em comparação àquela sociedade controlada, a Malabaristas de Semáforo mostra o quanto a mídia, com seus programas de reality shows, trabalha em prol de um “Grande Irmão” (Líder que na obra de Orwell, controla tudo, sabe de tudo e vê tudo, através de suas instituições, as quais vigiam a população, através de uma espécie de televisão).

Para a banda carioca, o mundo de hoje se comporta como um verdadeiro zoológico humano, porém, no caso da sociedade, o observador, que permanece vidrado nos acontecimentos distorcidos, manipulados e alienantes de uma tela, é quem está preso.

A banda não é contra a TV de uma forma geral, apenas a algumas situações onde a mesma é utilizada para anestesiar e alienar a população sobre seus problemas reais, limitando o interesse do povo ao já desgastado pão e circo”, explica o vocalista e baixista Cleber ST.

O ritmo é rápido, e tem influências claras do punk e do pós punk, de bandas como Plebe Rude, The Cure, Joy Division; e também do rock alternativo de Artic Monkeys, The Strokes e Bloc Party.

Malabaristas de Semáforo - Feno 2

O clipe traz uma crítica em formato de humor. Os personagens, inclusive em vários momentos do clipe, a banda também, vestem máscaras de jumentos e ao desenrolar do vídeo, eles praticam suas atividades do dia a dia – desde momentos de distração, assistindo a uma partida de futebol, programas e TV, jogando bilhar, fazendo academia, bebendo e batendo panela, jogando baralho – todas essas sendo mostradas coisas que vem como prioridade antes de qualquer sinal de manifestação, diante dos acontecimentos a sua volta.

Ao final do vídeo, em uma ação libertadora, os integrantes da banda tiram suas máscaras, um deles chuta um aparelho de televisão e sai de cena. Mas não sair de cena e deixar a realidade de lado, o significado diz respeito ao se livrar do estado engessado, imposto e induzido.

“Estou assando uma mente bem quentinha meu irmão
Como um pão
Ingredientes que conservo na telinha de visão
É diversão”

A canção foi composta do Vitor Monteiro e a produção musical é de Celo Oliveira e Cleber ST. Celo Oliveira também ficou responsável pela parte de gravação, mixagem e masterização da música, além de ser o responsável pela filmagem do clipe, e assinar a edição e pós produção, ao lado de Gabby Oliveira.

Recentemente, a banda havia lançado o clipe da faixa “Tédio”. A música foi o primeiro single lançado, pela banda, como parte do disco que os cariocas se preparam para lançar.

A Malabaristas de Semáforo é formada por Cleber ST (baixo e voz), Fabrício Cardozo (bateria) e Pedro Grisolia (guitarra).

Confiram o clipe de “Feno” no link abaixo e acompanhe o trabalho da Malabaristas de Semáforo, através da página oficial da banda no Facebook.

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Dark Almeida disse:

    Clipe muito bem produzido e musica super bacana dos meus camaradas do malabaristas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s