Por: Vinícius Aliprandino
Hoje, quando estava andando pelas ruas da cidade, você reparou em volta? Percebeu quem eram as pessoas que por ali estavam? Alguma delas estava em condição difícil?
Diariamente cruzamos por desconhecidos, e nem nos damos conta de quem está ali. A correria do dia a dia nos causa esse bloqueio, passamos no automático e deixamos de lado muitas vezes o óbvio. Inúmeras pessoas, vivem em determinadas condições de completo abandono. Sem rumo, sem caminho, sem esperança e sem alguém que se preocupe – no final das contas sem notabilidade.
A música “Marcas no Chão” da Devonts fala sobre isso. Lançada no álbum “Alguns Anos Daqui”, no ano passado, a canção folk agora ganhou um clipe.
O vídeo foi gravado em ruas e becos da cidade de São Paulo, e corrobora com a ideia da letra, que fala sobre impessoalidade, a correria do dia a dia, que nos ofusca a visão, e nos atrapalha enxergar toda a desigualdade social, que afeta quem vive nos grandes centros urbanos.
Na música, é narrada a história de um morador de rua, que tem pessoas que sempre passam pelo seu caminho e não o notam.
“O estalo pra isso surgiu na época em que morei no centro da cidade de Campinas, e como andava muito por aquelas ruas fui percebendo que quanto mais cruzamos com pessoas nesta situação, mais nos habituamos e passamos a abstrair e a ignorar a presença delas e as condições em que vivem”, conta o músico Pedro Rui Von.
As imagens e edição do clipe são de Marcos Alma.
“Dia e noite ainda passam passos,
o velho ali ou não,
passam por onde um dia foi seu lar
e seguem assim sem mesmo saber”
Além de Pedro, que fica responsável pela voz, violões e gaita da Devonts, também faz parte da dupla, o músico Denis Cruz, que cuida da voz, bateria e percussão.
Confiram o clipe no link abaixo e acompanhem a Devonts, através da página oficial do duo no Facebook.