Por: Letícia Moraes

Artistas de várias cidades brasileiras se juntaram para lançar uma coletânea de representatividade negra, o Afro Indie Vol. 1. A coletânea é pioneira nesse movimento de artistas negros e negras.
O projeto surgiu após um primeiro apanhado pelas redes sociais. Trazendo ritmos, timbres e harmonias entre o afro e o indie, fugindo do estereótipo onde a música negra muitas vezes se encaixa. Existem trabalhos de artistas de renome que fazem sua música por muito tempo, e artistas estreantes no cenário.
O coletivo se trata de um projeto que pretende lançar outros volumes, abrindo o leque para novos artistas independentes negros e negras que queiram participar. Seu intuito principal é lutar contra o racismo e fortalecer a cena das pessoas negras que produzem música.
Os participantes são: Valciãn Calixto, Amanda Soares, vidro/pele, Neiva, Jonathan Tadeu, Rawph, Santos, Marcus Vinicius Evaristo, Theuzitz e Abreu. São dez faixas que engrandecem esse universo musical e buscam espaço para as pessoas negras. Além disso, a arte visual da capa é assinada pelas artistas Larissa Rocha e Clara Anastácia.