Por: Vinícius Aliprandino
Segure o peso! De quatro bandas do interior de São Paulo – Afronta, Anissa, Sistema Podre e Agnes – um quinto grupo nasceu. Esta é a história do começo de uma banda que não apenas vai, mas que também carrega o nome “Até o Fim”.
A banda de metal e hardcore, da cidade de Ribeirão Preto, se prepara para lançar seu primeiro EP, no segundo semestre de 2018. Antecipando este trabalho e colocando uma música que pesa tanto que causa um abalo sísmico na cena, o grupo lançou o single “Afronta” – até o título da faixa é pesado e mostra muito sangue nos olhos.
“Afronta” foi ao ar no em 13 de julho, Dia Mundial do Rock, e traz consigo, circulando com muita carga e energia pelo streaming do YouTube, um lyric video.
Enquanto pedais duplos, cordas graves, riffs de peso e vocais rasgados, ecoam através dos alto-falantes e fones de ouvido, ao fundo, no vídeo, o fogo queima, demonstrando o enfrentamento de uma manifestação, fazendo jus ao título “Afronta“.
“Se você quiser pode tentar,
Mas não vai me derrubar.
Agora que você entende
Que ninguém pode entrar em meu caminho”
O significado de “afronta” no dicionário diz respeito a lançar uma ofensa contra alguém, ou a um grupo de pessoas.
De acordo com o vocalista Édi, a música é uma critica ao sistema social que afronta toda a sociedade, através de opressão, roubos e manipulação. A letra questiona esse sistema, mas sem se prender a uma temática engessada. Segundo ele, a ideia é que cada um que ouvir a música, a interprete da sua forma.
“A música é dedicada ao sistema que insiste em nos afrontar como sociedade, nos roubando, oprimindo e manipulando, a letra em primeira pessoa questiona o sistema como uma persona, porém o intuito de praticamente todas as nossas letras é deixar que cada um intérprete como preferir, tendo assim diversos significados e sentidos. Assim a letra pode servir para uma pessoa que foi afrontada por alguém, ou pelo próprio mundo que o rodeia” explica o vocalista.
O EP, que será lançado ainda em 2018, se chamará “Quebre o Ciclo” e terá seis faixas, com a sonoridade que vai da simplicidade a complexidade, resultado da identidade que a banda vem desenvolvendo ao longo do tempo.
A “Até o Fim” conta com Édi (voz), Luiz (guitarra) e Marcelo (guitarra), Ericson (baixo) e Léo (bateria).
Confiram o lyric video de “Afronta” no link abaixo e acompanhem o trabalho da “Até o Fim“, através da página oficial da banda no Facebook.