Janine Mathias traz batidas e crítica social em “Dendê”

Por: Vinícius Aliprandino

Janine Mathias _ Por Renato Nascimento 6
Foto por Renato Nascimento

Direito, conduta, luta e empoderamento da mulher negra, são alguns dos temas em que a cantora Janine Mathias trouxe no clipe de “Dendê”.

O trabalho contou com a participação de Rincon Sapiência, que também ajudou a compor a letra, ao lado de Eduardo Brechó. A música traz a estética as batidas do funk: versos, batidas, movimento e crítica social.

A direção e produção do vídeo ficaram por conta de Maria Spector (Caetana Filmes). De acordo com a diretora, logo quando conheceu Janine e soube que o álbum da artista se chamaria “Dendê”, Spector quis abraçar o trabalho. A conexão entre as duas se deu de maneira imediata.

Seu axé brasiliense se conectou rapidamente com minha baianidade e não tinha como ser melhor. Com uma equipe técnica basicamente feminina e um elenco inteiramente negro, pude, junto à Caetana, expressar também o saudosismo por minha terra e sua cultura de uma perspectiva completamente diferente. Por isso digo que esse trabalho foi, além de tudo, um aprendizado“, explica Maria.

A assistência de direção do clipe ficou a cargo de Beatriz Pessoa. enquanto que a assistência de produção foi realizada por Eugênia Fajardo e Leandro Afonso. O roteiro é assinado por Maria Spector e Beatriz Pessoa. A direção de arte ficou sob a responsabilidade da Caetana Filmes. A parte de edição e montagem recebe os créditos de Guilherme Cândido.

O elenco que participou do clipe foi composto por Aisha Mbikila, Mayara Yasmin, Vinicius Bernardo, Tasia D’Paula e Alex dos Reis.

A música teve a produção de Eduardo Brechó e Renato Parmi. A assistência de gravação foi realizada por Ricardo Mock, enquanto que a mixagem e masterização foram realizadas por João Milliet no Studio Cada Instante. A assistência de mixagem é de Matheus Pinheiro. A gravação e produção aconteceram no Studio Parmi.

O figurino do clipe ficou por conta da Highness, que destaca a força cultural do dendê e a pluralidade de significados, buscando inspirações nas religiões de matriz africana.

Confiram o clipe no link abaixo e acompanhem o trabalho de Janine Mathias, através da página oficial da artista no Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s