Por: Vinícius Aliprandino

A banda Remate lançou, recentemente, seu EP de estreia. O trabalho dos cearenses traz seis faixas que abordam reflexões individuais, engajamento social e relações dentro do contexto urbano e tecnológico.
Anteriormente, o grupo já havia divulgado a faixa “Seja Como For”, através de um lyric video. Com vocal e backing vocals fortes, o instrumental pesado acompanha na canção que fala sobre verdades, falsidades e contestação, a respeito de vários pilares, que sustentam a moral tradicional.
Em seguida, é a vez de “Deixa Estar” e sua mensagem sobre não existir apenas uma verdade. Sobre cada um ter seus caminhos, suas causas e saber o que realmente é o melhor para si. O refrão é pesado e gruda na cabeça. Nessa segunda canção, a partir dos 2 minutos, a mudança de ritmo traz o diferencial insano da música.
“Veja” chega calma, com um baixo sério e com efeito sombrio, que dá a letra para ir em frente, enfrentar e enxergar o mundo por conta própria. Experimentar e viver cada segundo do que o mundo reserva, e no final colher os resultados tendo algo a dizer.
“Encalço” abre com uma introdução cantada e em seguida desemboca em um turbilhão de sensações com todos os integrantes atuando de maneira catártica, variando em alguns momentos para a calmaria da música. O que aumenta ainda mais o contraste entre esses e os momentos mais eufóricos da canção.

Em seguida é a vez de “Espelho”, que faz uma reflexão sobre a evolução da personalidade de quem chega a paternidade. Nela, as sensações de um pai com relação ao futuro de seu filho são cantadas – questões como inseguranças e as esperanças em relação ao filho.
Para fechar o EP, “O Curso do Rio” que conta sobre chegar ao final. Reflete não apeas o final do EP, mas faz uma metáfora com alguém que chega ao final do ciclo de sua vida. Nesse momento, todas as experiências, histórias, aprendizados e erros são colocados na bagagem para a partida.
“Na hora em que você partir
Leve contigo esses sonhos, leve contigo esses enganos
Na hora em que você partir”
A gravação e produção ficaram a cargo de Matheus Brasil, no estúdio Salaquar. A mixagem e masterização foi realizada por Matheus Brasil. Já a arte da capa ficou sob a responsabilidade de Daniel Gadelha e Álvaro Abreu.
A Remate é da cidade de Fortaleza-CE e conta com Daniel Gadelha (voz), Álvaro Abreu (bateria), Jonas Monte (baixo ) e Sérgio Theophilo (guitarra ).
Confiram o EP no link abaixo e acompanhem o trabalho da Remate, através da página oficial da banda no Facebook.
1 comentário Adicione o seu