Por: Vinícius Aliprandino

Uma das ideias da busca por um mundo melhor é a “seja a mudança que você quer ver no mundo”. Partindo dessa premissa, é necessário ter em mente que também cada um deve agir com o próximo, da forma como gostaria de ser tratado. Nesse ponto, já fica subentendido que é necessário o respeito e a empatia.
Quantas vezes uma ofensa acaba gerando um contra-ataque e aumenta ainda mais o ciclo de negatividade iniciada na primeira ação de quem causou, seguido pela continuidade de quem antes sofreu e então revidou?
A banda serranense Leso, pensou dessa forma e trouxe na música “Não Vou Revidar”, uma mensagem de que não devemos revidar e nem combater ódio com ódio, ofensa com ofensa e violência com violência.
A principal ideia da música foi inspirada no bullying (atos de violência física ou psicológica). A prática, que vem sendo muito discutida na atualidade, se manifesta, muitas vezes, dentro do ambiente escolar, entre crianças e adolescentes, entretanto, está presente na sociedade como um todo, sendo expressada em diversas formas.
O single, que contou com a participação de Ricardo Japinha (CPM22 e Dinossaurus), atenta para não se defender contra quem pratica o bullying, utilizando de outras formas de agressão. Várias atitudes podem ser tomadas diante dessa situação, e combater violência – seja essa psicológica ou física – não deve ser combatido com mais violência.
“Não vou revidar, sou melhor do que isso.
Suas palavras não me atingem, sou imune ao seu veneno.
Não vou revidar, ouça o que eu te digo,
Eu usei as suas ofensas como o meu combustível”
A faixa ainda conta a história de quem pratica o bullying, mostrando que essa pessoa também é uma vítima do sofrimento, preconceito, desprezo e esquecimento da sociedade e do sistema. E por isso, muitas vezes, acaba por canalizar sua frustração em forma de agressão.
A parte sonora da música traz um rock cheio de energia. Logo de início as batidas da bateria ditam o ritmo frenético da música, que logo recebem as distorções da guitarra dando ainda mais gás na música. O baixo parece bailar ao longo da música, como se estivesse passos em uma pista de dança.
Os vocais aparecem trazendo a mensagem positiva do single, intercalando entre momentos furiosos e emocionantes. Emoções essas que ganham ainda mais força quando o teclado se destaca nos refrões, como se fosse um meteoro cruzando o céu em uma noite estrelada.
“Não Vou Revidar” foi escrita e produzida pela própria Leso em parceria com Japinha. A parte de gravação, edição e mixagem ficaram a cargo do baterista Jorge Medeiros, do LoBox Estúdio, em Serrana-SP. A masterização ficou por conta de Sandro Resende, no Finalize Audio Mastering, na cidade de Ribeirão Preto-SP.
A Leso conta com Andreu Garcia (voz/guitarra), Flávio Siodoni (baixo), Jorge Medeiros (bateria/voz), Rick Corrêa (guitarra) e Andrezão Paulin (teclado).
Confiram o single nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Leso, através da página oficial da banda no Facebook.