Vera Veronika aborda o extermínio de negros e LGBTs em “Genocídios”

Por: Vinícius Aliprandino

Vera Veronika_Genocídios 2

O racismo segue enraizado em nossa sociedade, de modo que aumenta cada vez mais o número de homicídios da juventude negra e periférica. Todos os dias homens, mulheres e crianças da periferia são alvos de uma chacina seletiva, que para alguns passa despercebido ou simplesmente tem sua causa distorcida e esquecida.

Para tratar do assunto, colocando o dedo na ferida, a rapper Vera Veronika utilizou mais uma vez da música como um instrumento para expor os males que seguem vivos. Desta vez a cantora lançou o clipe de “Genocídios”.

O clipe vem em formato de animação canta sobre e com um tom afiado e direto na crítica. Durante o vídeo é possível perceber alguns dos culpados e agentes da matança desenfreada. Apresentadores de telejornais sensacionalistas, políticos favoráveis à elite e policiais são alguns dos praticantes do extermínio que seleciona pela cor da pele ou pelo local onde a população mais pobre reside.

Para ser ainda mais claro, o clipe vem no formato de lyric video, pronto para lançar a poesia ao mundo.

Pra viver
De sol a sol,
Suor
Pra viver
Dez vezes melhor
O giz ou o fuzil
Quem foi que decidiu
Que pra morrer
Basta minha cor?

Além do racismo, a cantora também fala a respeito do preconceito contra moradores da periferia e LGBTs.

O racismo dói, silencia e apaga nosso povo negro da história, e vem diariamente denunciando o assombroso aumento do número de homicídios da nossa juventude negra e periférica. A música ‘Genocídios’ traz à tona a existência de uma chacina em que a maioria das vítimas são homens, mulheres, transexuais, crianças, jovens, adultos e idosos negros e negras… são moradores de periferias, moradores de centros urbanos, moradores de rua. A música mostra a indiferença social e econômica do país, onde quem está morrendo é o outro, aquele que não tem voz e que está em situação vulnerável”, explica Vera Veronika.

A letra de “Genocídios” foi escrita por Vera Veronika, Nego DÉ e Thiago Jamelão, que participaram da canção. A produção musical e os arranjos da faixa são de Higo Melo A gravação aconteceu no estúdios (Qistudio- DF).

Confiram o clipe no link abaixo e acompanhem o trabalho de Vera Veronika, através da página oficial da rapper no Facebook.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s