Por: Vinícius Aliprandino
O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, é um cenário bonito e de ricas paisagens. A imensidão do parque se mistura ao céu de terras nordestinas em linhas que o azul do céu se encontra com as rochas, que parecem alcançar a imensidão.
O local é uma unidade de conservação arqueológica, onde está presente a riqueza de vestígios conservados durante milênios, sendo palco de um museu a céu aberto, onde estão erguidas formações rochosas. O parque é ambiente de trabalho e pesquisa de sítios arqueológicos e paleontológicos, que estudam e testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos.
O cenário foi escolhido para ser o palco do clipe de “Coco Babaçu”, a banda Tupi Machine.
Entre a psicodelia dos elementos eletrônicos da banda, as batidas, as danças e os efeitos visuais que pintam o céu, a canção faz homenagem às quebradeiras de coco do nordeste brasileiro.
Para além das batidas, o ritmo é um resgate também da tradição nordestina, que juntamente com o tema aborda na letra da canção, busca histórias ancestrais.
Logo no início do vídeo, é apresentada a grandeza do parque, com seu verde, sua terra, suas rochas, os cactos e o céu azul – o ambiente que abriga os vestígios das primeiras civilizações americanas. A Pedra Furada, presente no clipe é um dos inúmeros pontos do museu.
“Tu que duvidou da força bruta desse amor
Dou esse recado de quem foi pra lá e voltou
Tu que é feito casca e na pancada se rasgou
Do machado cego das menina de xangô”
A direção do clipe ficou por conta de Hugo dos Santos e Alexandre Soares (da Respira Filmes). A montagem finalização ficaram a cargo de Cleiton Santos (Rua 2 Filmes). O still foi feito por Maurício Pokemon e o making of pela produtora Vissage. A parte de assistência de produção ficou a cargo de Diego Iglesias.
A Tupi Machine é um projeto encabeçado pelo músico maranhense Hugo dos Santos e o DJ e produtor Jean Richard (DjPtk).
Confiram o clipe de “Coco Babaçu” e o álbum da banda nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Tupi Machine, através da página oficial de Hugo dos Santos no Facebook.