Por: Vinícius Aliprandino
“Lutei tanto pra chegar até aqui e agora eu não me lembro mais quem eu era” – essa é a mensagem que aparece logo de cara no clipe de “Espinhos”, que a Reforme lançou.
Entre corridas por uma estrada de chão, rodeada por árvores, em uma bela paisagem que acompanham a estrada que parece não ter fim, o personagem central do clipe corre para fugir do medo, desesperado, sem saber onde vai chegar.
O clipe e a música fazem uma reflexão sobre dar valor aquilo que conquistou e se lembrar de toda a jornada percorrida até ali. Mas antes disso, todos os questionamentos sobre se valeu a pena, se aquilo realmente tem algum valor, ou todas as autocríticas que fazem estremecer as certezas de que o sim para tais questões são colocadas sobre a mesa e confrontadas, juntamente com a frase inicial que aparece no vídeo.
O nome “Espinhos” traz o significado dos machucados que são feitos durante a jornada em busca daquilo que almeja e que além de necessários para a maturidade, são inevitáveis.
No clipe, o personagem corre em direção à desistência e deixar para trás, tudo o que, ao preço de tanto esforço, foi conquistado. Em um choque de realidade, uma mão amiga aparece para evitar a tomada da má decisão e expõe toda a verdade, sobre dias de lutas, persistência e tudo o que ele fez e conseguiu para chegar até ali.
Mostrando o quanto as pessoas deixam de valorizar seus próprios esforços, esquecem do amor próprio e do auto reconhecimento; cedendo espaço para dedos apontados, ou comentários, que apenas tem a intenção de serem críticos, para desmotivar.
“Porque nada, nada, nada é em vão
E o propósito é maior do que toda barreira”
De acordo com a banda, o trabalho é reflexo de tudo o que ela canta, vive e acredita, tendo muito coração e muita verdade entregue.
Em “Espinhos”, a banda contou, para o vídeo, com a produção de Amaral Alves Filmes e a atuação de Pedro Vinicius, amigo dos integrantes da Reforme.
O grupo é da cidade de Rolante-RS e conta com Kelvyn (guitarra e voz), Estevan (guitarra e voz), Iago (baixo) e Yuri (bateria).
Confiram a faixa e o clipe de “Espinhos” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Reforme, através da página oficial da banda no Facebook e do Instagram.