Em português, Firgun apresenta o suspense de “Só Por Mim”

Por: Vinícius Aliprandino

Firgun

Recentemente, o cantor e compositor Lécio Dias, através de seu projeto Firgun, lançou, em streaming, seu mais novo single. A canção é a “Só Por Mim”, cantada em português e acompanhada de um piano, composto pelo músico Bernardo Costa.

O piano na introdução traz um ar de suspense. Em tom dramático a voz de Firgun se inicia em uma viagem pelas palavras da letra da música. Em seguida é a vez do gingado das cordas, que diminuem um pouco o tom melancólico do single, e entra em um momento mais dançante. Quando o piano retorna em destaque, o tom dramático volta colocando todo o clima tenso da canção.

De acordo com o músico, a música trata do tema “Quem se esforça mais pelo outro? Quem se sacrifica mais pelo outro?”. Após uma discussão com sua ex-namorada, Lécio, ao chegar em casa, decidiu escrever e compor a canção, resultando na gravação de uma demo.

Compus o tema há mais ou menos um ano. Ele foi escrito e composto em Coimbra, numa ida à margem do Mondego (Parque Verde), onde me deslocava imenso (naquela altura) para escrever e compor Eu tinha acabado de ter uma discussão feia com a minha anterior namorada (sobre a velha temática: “quem se esforça mais pelo outro; quem sacrifica mais pelo outro”)”, conta o músico.

Ao enviar a gravação para sua agência, recebeu uma negativa, devido ao não interesse dos profissionais em apostar no trabalho de Firgun, que, após finalizada, resultaria em uma grande e agradável composição.

No mesmo dia, gravei uma demo com guitarra. Enviei para os meus representantes (agenciamento) e eles não viram grande valor na letra e no tema, mas acabou por se tornar num ótimo resultado!”, completa Lécio.

Mas se engana quem pensa que Firgun estava sozinho nessa jornada. Para dar vida ao instrumental, o músico contou com a ajuda de seu amigo Bernardo Costa, que foi quem ficou responsável por todo o suspense da composição no piano.

Ele (Bernardo Costa) trabalhou o instrumental do tema comigo e, honestamente, tornou-se a prova de que ele é a minha alma-gémea musical. Ele sabe exatamente qual a sensação que pretendo transmitir (e sem grande esforço!). Foi ele que compôs esse maravilhoso piano e, honestamente, ele veio dar a “ressonância” da qual a minha voz precisava! Esse “suspense”é o resultado de um “simples detalhe artístico”, oriundo da possibilidade que tive em trabalhar com um músico incrível!”, relata o artista.

A composição em português não veio por um motivo simples. Procurando se aproximar mais do público português e atendendo a pedidos de amigos e fãs, Lécio decidiu fazer a composição em seu próprio idioma.

Sinto que há uma grande distância entre mim e o público português… Acabo por sentir maior proximidade com públicos de outros países (Brasil, Itália, Inglaterra, por exemplo…) e, assim sendo, senti necessidade de encontrar uma resposta a esse problema… Resolver essa questão na minha cabeça: “Não me sentirá (o público português) por não cantar na nossa língua?”. Decidi arriscar, tendo em consideração os pedidos de muitos apoiantes/fãs e escrevi um tema em português… O engraçado é que senti mais dificuldades para compor na minha (nossa) língua (não para escrever; mas sim para compor!) e acabei por resolver isso e, comecei por ter um EP, agora tenho quase um álbum escrito e idealizado com alguns instrumentos!, finaliza o músico.

Confiram o single “Só Por Mim”, no link abaixo, e acompanhem o trabalho de Firgun, através da página oficial do músico no Facebook e no Instagram.

2 comentários Adicione o seu

  1. Giancarllo Torres disse:

    Altamente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.