Por: Vinícius Aliprandino
Em tom de denúncia e em defesa do rio Opará, a cantora e compositora Héloa, lançou o clipe de “Agô”. O lançamento aconteceu no dia 9 de agosto, em homenagem ao dia internacional dos povos indígenas.
Ao lado do Cacique/Pajé Pawanã Kariri-Xocó, a cantora canta e mostra, através do clipe, a tristeza de todos que dependem do rio como sua maior fonte de sobrevivência.
Ao longo do vídeo, Pawanã Kariri-Xocó aparece convidando para que todos aqueles que se sensibilizarem com a causa, lutem em defesa e sobrevivência do Rio Opará, também conhecido como rio São Francisco.
“Eu sou Pawanã Kariri-Xocó, sou chefe da minha aldeia. Bom dia!! Eu convido os irmãos a lutarem pelo nosso Rio Opará! O Rio Opará está indo embora, está morrendo, ele não tem mais peixe para a gente caçar!! Nós vivemos dele, ele é nossa vida, nosso ancestral!! Meus irmãos brancos de bom coração, vamos lutar pelo Rio Opará?? Vamos?? Vamos!!!“, defende o cacique.
O clipe, com as cenas gravadas a beira do Opará, é apresentado com a mistura de documentário com ficção. A canção é uma forma de pedido de desculpas e um lamento pela morte do rio.
Os figurinos e personagens que fazem parte do vídeo foram idealizados pela própria Héloa, ao lado de Amanda Paulovic, fazendo homenagem aos ancestrais, orixás, voduns, forças da natureza, a mulher sertaneja, o cangaço, os retirantes, as estradas, os folguedos de matriz africana e indígena presentes no folclore sergipano como o grupo Parafusos, São Gonçalo, Lambe Sujo e Caboclinhos, e o artista plástico brasileiro, o Sergipano Arthur Bispo do Rosário.
A produção musical de “Agô” foi realizada por Zé Nigro. A co-produção é de Maurício Badé e a direção artísticas de Héloa.
A produção do clipe é de Martha Sales e Maria Elisabete e a direção de Raphael Borges. A fotografia foi feita por Edu Freire. O 1º assistente de fotografia é Aquiles Castro. A montagem e pós ficaram a cargo de Raphael Borges, enquanto que o lettering e design foram realizados por Arthur Detal.
Confiram o clipe de “Agô” no link abaixo e acompanhem o trabalho de Héloa, através da página oficial da artista no Facebook.