Lyria lança clipe abordando o autismo

Por: Letícia Moraes

Lyria - The Rain (7)

O grupo Lyria traz à tona o clipe de uma das suas músicas mais populares, “The Rain”. Inspirada na história de um fã australiano, diagnosticado no espectro autismo, a canção aborda a temática de superação e amor. Gravado na Casa Santa Ignez, no Rio de Janeiro, mostrando uma série de “easter eggs” relativos ao autismo, procurando chamar a atenção para essa causa.

A canção faz parte do disco “Immersion” (2018). A música aborda a sensação de isolamento, a dificuldade encontrada para se abrir às coisas e como o amor pode ser uma fonte de segurança e confiança em si próprio.

O clipe está repleto de simbolismos, como por exemplo o figurino, os vestidos na tonalidade azul e as capas nas cores azul e vermelho arroxeado remetem à luta pela causa. A capa mostra-se como um véu que esconde a pessoa levando uma sensação de proteção. A chuva é a experiência sensorial e o sentimento de liberdade.

Ao retirar o capuz e aproveitar aquele momento de chuva, podemos notar a entrega às novas sensações. A passagem pela porta mostra uma transição da infância a vida adulta. A criança com as pernas em W é uma posição bem característica do transtorno. O quebra-cabeça remete a uma preferência dos autistas por esse tipo de jogo individual e lógico.

O vídeo de “The Rain” também nos mostra o encontro da protagonista com sua versão na infância, mostrando a liberdade de estar sozinho e conforto de aprender a se relacionar. Uma balança entre o peso da realidade da vida adulta com a inocência e fascinação infantil.

A falta de contato visual da criança com o espectador mudar quando ela se torna adulta, o que nos mostra que algumas barreiras foram superadas. O adulto relembra sua verdadeira essência se conectando com a criança, levando o aprendizado de que não precisa se esconder.

A música é de composição da própria banda, e a letra é uma parceria de Aline Happ (vocalista) com Patrick Happ. A criança no vídeo é a atriz Laura Naylor. Aline também fez a maquiagem e participou do figurino junto de Regina Sampaio. O vídeo é de Vinicius Hozara (CS Music Videos).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.