A expectativa e a saudade de “Setembro”, de Firgun

Por: Vinícius Aliprandino

a0368545032_10
Arte por Luís Paiva

Ansiedade e expectativa. Um momento aguardado que está prestes a chegar. A sensação aos poucos vai crescendo, ainda mais, ao ponto de quase explodir. Assim é a música e assim é a situação. O cantor e compositor português, Lécio Dias, lançou, através de seu projeto, Firgun, mais um single, carregado de elementos musicais.

A música da vez traz o nome de um mês: “Setembro”. E por qual motivo o título “Setembro”? Esse é o mês tão aguardado pelo músico. Mas aguardar o quê? De acordo com o músico, a canção nasceu de uma situação complicada, em sua vida pessoal.

A princípio, quando Firgun deu início na composição da música, não havia um destino específico. A canção até então era apenas instrumental. Porém, aos poucos foi tomando forma. Após sua conclusão, Lécio teve uma surpresa. A mulher, a qual ele havia se inspirado para a escrever a canção, viajou no dia seguinte, da finalização do trabalho, para a Índia.

O tempo e a distância resultaram na saudade, que foi se tornando uma ausência dolorosa e cansativa para os dois.

Essa ausência foi dolorosa e cansativa (não só para mim, mas também para ela) e, assim sendo, reconhecendo a minha posição, decidi escrever-lhe uma mensagem reconfortante e preciosa… “Cá estaremos; em Setembro a faculdade começará e Coimbra tem-nos um lugar reservado.”. Esta mensagem ganhou ainda mais impacto quando a Teresa viajou”, explica Firgun.

O fato de Teresa ter viajado para a Índia, levou Lécio a voltar a trabalhar o instrumental do refrão, de uma maneira que soasse com mais animação. Para isso, o artista, com o apoio e auxilio do produtor Tiago Meireles, utilizou alguns samples, inspirado pela cultura indiana.

70978474_413302379343281_7488632272099213312_n
Foto por: Diana Santos / JMZ Produção

A música começa um tanto angustiada, porém, representando a expectativa do músico em rever Teresa, o ritmo vai se desenhando de uma maneira mais animada e melódica. “A expectativa feliz de aguardar a presença de alguém que nos dá tanto com tão pouco de si. A satisfação ronda a ideia do prazer de aguardar (sorridente) um reencontro quase que impossível, mas real. O crescendo rítmico e melódico vem traduzir essa mesma satisfação de “abraçar” a ausência da saudade” explica o cantor.

O single tem um valor importante para Firgun e o produtor Tiago Meireles. De acordo com Lécio, os dois utilizaram os samples para construir a base da canção, de modo a incluir ritmos e melodias orientais, além de unir o pop e o RnB, em uma experiência rejuvenescedora.

Este acaba por ser um tema onde eu fui capaz de intervir mais na co-produção, ficando o Tiago sempre reticente no que toca às minhas ideias. Se reparares bem, a segunda estrofe, é acompanhada por uma batida de “funk brasileiro” super lenta, criando uma ilusão de cambaleio constante“, comenta.

O compositor conta que a batida de funk vem da inspiração de Julio Secchin. “Quando sugeri essa ideia ao Tiago ele olhou-me quase como se eu estivesse maluco, mas acabou por executar a minha vontade na perfeição. De onde surgiu essa ideia da batida funk? Da inspiração maravilhosa que os temas do Julio Secchin estimulam em mim”.

Além de Secchin, a inspiração do cantor também leva o nome de Teresa. “Este tema é dedicado à mais bela Rosa Negra, Ana Teresa Moreira. “Lembra-te de todo o potencial que te pertence, Teresa! És incrível!”, finaliza Dias.

Confiram o single “Setembro” no Bandcamp e acompanhem o trabalho de Firgun, através da página oficial do músico no Instagram e no Facebook.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.