“Á Deriva” – o EP da nova fase da Tubarão Bomber

Por: Vinícius Aliprandino

Capa_a_deriva_tubarao_bomber_matéria_papo_alterantivo

 

A Tubarão Bomber, banda de punk rock e rock alternativo paranaense, lançou, recentemente, seu segundo EP. “Á Deriva” traz 5 faixas, que mostram a banda explorando uma sonoridade mais crua. A novidade no ritmo se dá na nova fase do grupo, que, agora, se apresenta com a formação em trio.

O disco traz críticas, desde a questões governamentais e ao capital, até ao status quo e valores que sufocam o indivíduo.

Entre os temas retratados no álbum, o destaque vai para a faixa “Mar de Lama” que exibe sua crítica ao descaso diante do antes e depois da tragédia nas cidade de Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais, onde houve o rompimento de barragens pertencentes a empresas de mineração e que resultou na morte de centenas de moradores das cidades, além do prejuízo ambiental.

 

Sonoridade

Ao longo do EP, os vocais roucos se unem ao peso do baixo, que ora se mostra como o condutor da base da canção, ora, se apresenta em destaque, evidenciado sozinho, puxando para si a atenção do momento da canção. Em contraste, a guitarra traz leveza e se une com a velocidade da bateria.

As faixas que compõem o EP são “Desabafo da Maria Classe trabalhadora”, “Teto de Valores”, “Ebulição Reacional”,  “Mar de Lama” e “Á Deriva”.

 


 

Capa_a_deriva_tubarao_bomber_matéria_papo_alternativo_2

 

Faixa a faixa

 

“Desabafo da Maria classe trabalhadora”

Iniciando com muita energia, enquanto a bateria injeta adrenalina na canção, “Desabafo da Maria classe trabalhadora” fala sobre a classe que mais sofre com a péssima gestão governamental e onde a crise mais se vê refletida na sociedade – a classe trabalhadora. A mesma classe que conduz o país, se vê esquecida e quando o problema se agrava, é ela quem mais sofre com a situação.

 

“Teto de Valores”

Em seguida, “Teto de valores” apresenta ritmo mais tranquilo. A faixa fala sobre viver a beira de um colapso, em constante desespero e estar preso em meio a valores morais, nas algemas do status quo, enquanto a vida passa e se esvai sem realmente ser vivenciada.

 

“Ebulição reacional”

Aqui a influência do rock alternativo é mais forte do que o punk rock. “Ebulição Racional” traz em sua mensagem uma vontade interna que cresce aos poucos, por dentro de cada indivíduo e que aos poucos se dirige para um estado difícil de controlar, ameaçando a própria paz interna.

 

Capa_a_deriva_tubarao_bombers_matéria_papo_alternativo_3

“Mar de Lama”

Mar de Lama” se mostra uma faixa rápida, que remete aos acontecimentos de Mariana-MG e Brumadinho-MG. As críticas são direcionadas para a ganância e o descaso; e como isso reflete na morte da natureza em função do capital, resultando, além disso, em vidas interrompidas.

No meio da faixa, o ritmo desacelera e quebra a agressividade até então presenciada. O baixo e a guitarra ganham destaque e tomam a cena da canção. Porém, sem seguida, para o desfecho da faixa, a velocidade está de volta.

 

“Á Deriva”

Para encerrar, é a vez da canção que leva o nome do EP. “Á Deriva” conta, em metáforas, como é estar perdido em meio a um turbilhão de problemas, correndo risco de estar se afogando neles.

“É velejar sem rumo, é despencar na escuridão do caos, estar à deriva em meio a tempestade em alto mar”

Mais uma vez, o baixo se mostra com forte protagonismo em momentos que ganha destaque e embala o ritmo da canção.

 

Capa_a_deriva_tubarao_bomber_matéria_papo_alternativo_4

 


 

Ficha técnica

O trabalho foi gravado, em dezembro de 2019, no HeadRoom Studio, na cidade de Rolândia -PR e contou com a produção, mixagem e masterização de Henrique Filho e Mart Laurano.

A Tubarão Bomber conta com Leonardo Moraes (voz e guitarra), Carlos Rodrigues (baixo) e Luan Henrique de Oliveira (bateria).

Confiram a faixa “Desabafo da Maria classe trabalhadora” no link abaixo, conheçam o álbum completo, no link publicado logo em seguida e acompanhem o trabalho da Tubarão Bomber, através do perfil oficial da banda no Instagram.

 

 

Confiram o EP completo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.