Por: Vinícius Aliprandino
Estaríamos, nós terráqueos, sendo vistos por olhares que testemunham os desastres ambientais que o ser humano tem causado ao longo dos anos – como nas cidades de Mariana, e Brumadinho, queimadas nas florestas aqui no Brasil, na Austrália – e em muitos outros lugares?
Muitas são outras ocasiões em que a humanidade segue, ao longo os tempos destruindo – em troca de dinheiro e ambição, ao mesmo tempo em que a ciência é negada e chefes de estado desmerecem os avisos e apelos de ambientalistas.
Influenciada por esse ponto de vista, com tom crítico aos desastres causados ao planeta, a cantora, violinista e compositora Clarissa Ferreira lançou o clipe de “Satélites”.
Testemunha distante
Os satélites, de acordo com a canção de Clarissa, seriam os olhos, que mesmo distantes, observam o nosso planeta, planetas vizinhos, a poeira do deserto. Até aí tudo bem. O curso natural das coisas. A vida! Porém, os olhos passam a também perceber a devastação que é causada aqui na Terra, além de lixo espacial que é descartado, sem medir consequências.
As queimadas nas florestas e os desastres ambientais das cidades de Brumadinho e Mariana são pontos chave da canção de Clarissa.
A arte presente no clipe é vista muito além da música e do vídeo. A dança toma conta de seu espaço durante o trabalho.
Quem participa
Para dar vida ao clipe, Clarissa contou com a bailarina Paula Finn que contracena no vídeo. A diretora de arte e cenografia foi Livia Koeche. A produção musical de “Satélites” ficou a cargo da própria cantora, ao lado de Lucas Ramos, Tamiris Duarte e Wagner Laggeman. A produção fonográfica também é de Wagner Laggeman.
Clarissa, Kia Sajo, Paola Kirst e Tamiris Duarte foram as intérpretes no vídeo.
A direção do clipe ficou por conta da própria Clarissa Ferreira, ao lado de Vitória Proença. A captação e edição nasceram das mãos de Vini Angeli. O figurino é de Paola Kirst e da própria Clarissa.
Os violinos também foram gravados pela cantora. Quem cuidou da guitarra foi Tamiris Duarte, enquanto que o violão e o contrabaixo ficaram por conta de Neuro Junior. A bateria ficou sob a responsabilidade de Lucas Ramos.
Confiram o clipe de “Satélites” no link abaixo e acompanhem o trabalho de Clarissa Ferreira, através da página oficial da cantora no Facebook e do perfil no Instagram.