“Texas”, da Diablo Angel, denuncia a cultura do armamento

Por: Vinícius Aliprandino

Texas_Diablo_angel_felipe_soares_matéria_papo_alternativo (2)

Documentário e musical, urbano e semiárido. Entre ambientes e formatos híbridos, contrastantes e que se complementam, a banda pernambucana, Diablo Angel, lançou o clipe de “Texas”, com fortes tons de denúncia. O filme teve a direção de Felipe Soares.

Porém, o vídeo não se limita em ser apenas um clipe. Após um ano de produção, a banda conseguiu dar vida ao que seria um curta-metragem, que aborda o tema do crescente apelo político pelo armamento irresponsável da população. Consequentemente, a banda  e diretor também mostram, durante o vídeo, o quanto a vida se torna descartável diante desse processo.

No curta-metragem de 6 minutos e 15 segundos, a realidade é documentada com o relato da personagem principal, a líder comunitária Joelma Andrade, mãe de Mario Andrade de Lima. O adolescente, de 14 anos, foi assassinado a tiros por um policial militar, em 2016, no bairro do Ibura, localizado na zona sul de Recife – PE.

 

Texas_Diablo_angel_felipe_soares_matéria_papo_alternativo_4

 

Aumento do número de mortes causadas por policiais

De acordo com um levantamento realizado pelo portal de notícias G1, com base nos dados oficiais de 25 estados (com exceção de Goiás que não informou os dados) e do Distrito Federal, o Brasil teve ao menos 5.804 pessoas mortas por policiais no ano de 2019.

O número é maior do que do ano anterior, quando o total de mortes causadas por policiais foi de 5.716 – o que demonstra um aumento de 1,5% de 2018 para 2019.

Recentemente, mais um caso ganhou repercussão nacional. O garoto João Pedro Mattos Pinto, também com 14 anos de idade, foi morto a tiros pela polícia. Desta vez, o caso ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Federal, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira, 18 de Maio.

Texas_Diablo_angel_felipe_soares_matéria_papo_alternativo_3

 

 

Justiça, contraste e apologia às armas

Após lutar na justiça, Joelma conseguiu que o assassino de seu filho fosse condenado a 28 anos e 06 meses de prisão.

O clipe, inteiramente em preto e branco, tem como pano de fundo o semiárido de Pernambuco e passagens por áreas urbanas de Recife. A canção se desenvolve atingindo o peso em seu refrão.

Enquanto a música corre, nas cenas do curta, é demonstrada a destruição que a hipnose, manipulação e lavagem cerebral, causadas por setores da sociedade, incluindo o próprio governo atual brasileiro, remete a uma apologia às armas, resultando na destruição de famílias.

O contraste citado entre as formas e ambientes do vídeo é ainda mais forte quando visto a forma como a sociedade banaliza a vida das pessoas. Entre os que mais sofrem com a situação está a população negra e da periferia.

 

Texas_Diablo_angel_felipe_soares_matéria_papo_alternativo_2

 

Ficha técnica

Texas” é uma produção realizada pela Filmaço Produções e contou com a produção executiva de Priscila Botelho.

Além deste, Felipe Soares dirigiu os premiados “O Menino que Morava no Som“ (2019) e Autofagia (2016). Os dois filmes já passaram por diversos festivais de cinema nacionais e internacionais.

Ficha técnica completa

Direção, roteiro, fotografia e montagem: FELIPE SOARES
Argumento: PRISCILLA BOTELHO * FELIPE SOARES
Direção de arte: PRISCILLA BOTELHO * FELIPE SOARES
Assistente de direção: PRISCILLA BOTELHO
Narração: JOELMA ANDRADE
Elenco: KIRA ADERNE * CARMINHA SOARES * EBENESER “EBENESTOCK” * MILENA GOMES * WALMAN FILHO * TÁRCIO LUNA * SOFIA LOUISE * ELEONORA BARROS * HÉLIO MACHADO * LUCIANA MARTINS
Figurino e maquiagem: PRISCILLA BOTELHO
Música original: KIRA ADERNE * TÁRCIO LUNA
Voz e guitarra: KIRA ADERNE
Guitarra: TÁRCIO LUNA Bateria: WALMAN FILHO
Desenho de som: FELIPE SOARES
Mixagem música original: MATHIAS SEVERIEN CANUTO
Produção executiva: PRISCILLA BOTELHO
Coprodução: DIABLO ANGEL
Produção e distribuição: FILMAÇO PRODUÇÕES

 

A Diablo Angel é da cidade de Recife-PE e conta com Kira Aderne (voz e guitarra), Tárcio Luna (guitarra) e Walman Filho (bateria).

Confiram o clipe e curta-metragem de “Texas” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Diablo Angel, através da página oficial a banda no Facebook e do perfil no Instagram.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.