Por: Letícia Moraes
Kunumí MC, carregando dois discos (um EP e um álbum), traz agora o single “Xondaro Ka’aguy Reguá (Forest Warrior)”. O trabalho surge em formato de clipe, contanto com a direção da dupla da Angry Films (Bruno Silva e Gabe Maruyama).
A música retrata a realidade dos povos indígenas de força e resistência, desde a invasão dos portugueses até o presente momento. Ela é mostrada sob a visão de um indígena, sendo mostrada na aldeia Krukutu e em São Paulo capital, mostrando as diferenças encaradas por um indígena na adaptação entre esses dois lugares.
Ao olhar de Gabe e Bruno o vídeo mostra um guerreiro dotado de poderes, em uma ficção futurista, mas atual. Usaram das imagens retratadas para homenagear todos os povos indígenas do Brasil e do mundo, em forma de uma manifesto.
A letra em guarani é forte, escrita pelo próprio Kunumí, ele quer mostrar como venceu com o canto e que ele representa seu povo, que deu força para que ele chegasse aonde chegou. A produção da música é de Fadel Dabien, fazendo referências ao trap music e reggaeton.
Maravilhoso! Este trabalho além de revelar com uma sequência belíssima de imagens e recortes perfeitos a indignação dos povos originários, tem uma batida perfeita na acústica podreosa que traz o discurso duro, amoroso e de indignação do povo guardião da mata atlântica! Recomendo muito! Nhanderú aprovou@
Obrigado pelas belas palavras, Soraia! Realmente! O trabalho inteiro ficou ótimo.