Por: Letícia Moraes
O gaúcho CIRIO acaba de lançar o EP “Internação”, um trabalho bastante relevante em tempos de coronavírus e crise na saúde. Sua arte visando conscientizar a sociedade e refletir sobre a saúde pública no Brasil, problema evidenciado devido a pandemia.
Todos os direitos autorais arrecadados pelo EP e as futuras ações que envolverem as músicas do disco, serão totalmente doados para ONGs e instituições da área da saúde e comunidades afetadas pelo coronavírus.
Seu objetivo é fazer sua contribuição pela sociedade de forma prática. Toda vez que as músicas tiverem qualquer tipo de atividade pública, seja em plataformas virtuais, ou rádio e TV, o dinheiro arrecadado será revertido para causas sociais.
A primeira entidade escolhida para receber as doações do projeto é a VIAVIDA de Porto Alegre (RS), que mantém uma pousada que abria doentes e seus acompanhantes em vulnerabilidade social à espera de órgãos, pré e pós transplante. Esse projeto é apelidado de “PLAY DO BEM”.
As gravações são de 2016 e foram realizadas após a perda de sua mãe. O registro se deu no estúdio Linha Sonora (Caxias do Sul), com produção musical de Jonas Godoy e participação de músicos convidados. O EP retrata amadurecimento.
“As músicas do EP foram compostas em meio a uma tragédia pessoal, a internação em um hospital e o falecimento da minha mãe, Mariuccia Cirio, 80 anos, em 2016, a quem eu dedico este disco. Por carregarem uma grande carga real de emoção, as músicas são atemporais e geram fácil identificação, pois abordam assuntos comuns a todo mundo, como a aceitação da morte, a dor do luto, a busca por uma religião nos momentos finais da vida e a importância da doação de órgãos para a vida de milhões de pessoas.”, explica CIRIO.