Em “Vida Offline”, Yannick alerta sobre uso excessivo das redes sociais

Por: Vinícius Aliprandino

YANNICK HARA vida offline sem pequeno bo e malcon vl

 

O despertador toca. Hora de acordar. Após desligá-lo, o indivíduo acessa suas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, etc. Mensagens de bom dia. Mensagens de trabalho. Mensagens engraçadas, ou outra fake news vinda do gabinete do ódio. A pessoa aperta o botão “curtir”, roda a tela pra baixo e para no próximo post. Repete isso inúmeras vezes.

Antes de tomar o café da manhã. Antes do almoço. Durante o trabalho. Depois do trabalho. Antes de dormir. Boa parte do dia é perdida. Ao mesmo tempo, a pessoa se sente cansada e estressada.

No fim das contas, parece que o dia não foi nada satisfatório. Muito pelo contrário. Não importa quantas selfies foram tiradas, quantos stories foram publicados, quantas curtidas e comentários a foto teve. A sensação de não saciar a fome é imensa, intensa e nunca acaba.

 

Vida online x vida offline

A depressão e ansiedade atingem níveis alarmantes devido a esse uso desenfreado das redes sociais. E é sobre isso que o rapper Yannick Hara chega e mostra no single “Vida Offline”.

Como um cavalo de Troia pisando em território inimigo, o rapper, contando com a participação especial de Asaph e BIG THE KIID, avançam, sem meias palavras, e, mesmo através da vida online denunciam a hipnose em massa que o mundo virtual e a tecnologia faz na população.

A faixa surge como versão estendida do álbum “O Caçador de Androides”, lançado, em novembro de 2019, e que tem entre suas temáticas a mesma reflexão a respeito dos males que a tecnologia pode causar se não for usada de maneira correta.

 

Desligar para viver melhor

Desligue-se da internet… desligue seu celular” – Essas são as frases de início e mostram, logo de cara, para que a canção veio.

Em meio a tanta informação, as tragédias e crimes são banalizados. Tudo é descartável a partir do momento em que a próxima publicação toma a tela. O resultado é uma sensação de vazio, de não estar vivendo e de estar sem tempo.

 

“É a alta tecnologia a serviço da baixa qualidade de vida…
Não viva sua vida apenas por um like”

 

 

O risco do uso excessivo das redes sociais

Preocupado com a forma de lidar com as redes sociais, o artista alerta para o quanto essa obsessão pode ser prejudicial para a saúde mental das pessoas, que, para cada uma das redes, são meros usuários.

Realmente precisamos ficar conectados 24 horas por dia? Essa música aborda essa questão enquanto incentiva o público a vivenciar experiências reais. A alta tecnologia reflete diretamente na baixa qualidade”., explica Yannick.

Indo ainda mais longe em sua reflexão e preocupação, o rapper, ao final da canção canta “Não desista de você”. A frase faz referência a um projeto social, atuante na conscientização de assuntos como depressão e suicídio, na periferia paulista.

A ideia é que os jovens, nessa busca incansável e inalcançável por curtidas e visibilidades nas redes, não deem fim a própria vida.

yannick hara, BIG THE KIID e Asaph_1

 

Consciência é tudo

Vale lembrar que na música, Yannick não está considerando que todos rompam com 100% de seu contato com a tecnologia, mas sim, que saiam e percebam que existe o mundo fora das telas e longe da necessidade constante de aprovação.

O músico sabe dos benefícios e defende a ideia de  fazer uso da ferramenta de maneira consciente e saudável, para, então, poder sentir e perceber o mundo – ser e viver.

O single teve a produção realizada pelo beatmaker Paulo Júnior, enquanto que a masterização ficou a cargo de Blakbone.

Confiram o single “Vida Offline” nos links abaixo e acompanhem o trabalho de Yannick Hara, através da página oficial do rapper no Facebook e do perfil no Instagram (porém com moderação). E não deixem de curtirem a vida offline.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.