Faixa a faixa – O “Birinaite Apocalipse” do Garrafa Vazia

Por: Vinícius Aliprandino

Garrafa_Vazia_arte_Daniel_Pacetta_Giometti
Arte por Daniel Pacetta Giometti

Após a divulgação de vários vídeos, mostrando os singles e deixando a todos apreensivos na espera do novo álbum, a banda rio-clarense Garrafa Vazia, surge, do meio do mato, para mostrar seu “Birinaite Apocalipse”.

No disco, a o quarteto demonstra evolução e maturidade, mas ao mesmo tempo, ganha ainda mais pontos por não perder a energia e descontração de uma banda que, ao mesmo tempo,  consegue ser crítica e divertida, sem deixar de ser coerente com os ideais do punk.

Já no título do trabalho é possível perceber a proposta da banda e do disco. De um lado “birinaite”, que faz referência a diversão e do outro, o “apocalipse” da realidade caótica em que o mundo vive.

Garrafa_Vazia_por_stephania_guardia
Foto por Stephanie Guardia

Crítica e diversão

A banda carrega em si a crítica antifascista e a consciência de que a música é por diversão. Tudo é política, inclusive a felicidade. É o amor e a diversão por agir e curtir, sem fazer mal ao próximo. Muito pelo contrário, com muita sede de justiça e vontade de ir além, de maneira despreocupada, mas consciente do mundo em que vive.

É como se, enquanto o mundo desmorona, o Garrafa Vazia gritasse contra o sistema e os pilares que o sustentam, indo contra o fascismo, racismo, homofobia, machismo, racismo e injustiça social econômica, mas ri e cospe na cara do autoritarismo que tenta fazer o mundo engoli-lo goela abaixo.

Birinaite Apocalipse” saiu através do selo Red Star Recordings traz 11 faixas de um punk rock sério e divertido, clássico e sujo, direto e tranquilo – tudo de maneira simultânea, assim como é o espírito de uma banda, que se reinventa, sem perder as raízes e essência. Somando elementos ao invés de substituir.

A arte do álbum foi criada por Daniel Pacetta Giometti. Já a produção do disco ficou a cargo de Danilo Jarrão.

O Papo Alternativo preparou um faixa a faixa de “Birinaite Apocalipse” que vocês podem conferir logo abaixo.



Faixa a faixa

65100700_2919706128072044_8564354058842800128_o

Autonomia

Abrindo “Birinaite Apocalipse“, a emocionante “Autonomia” convida a lutar e enfrentar todo o mal que está enraizado em nossa sociedade. O som é sério, focado e chega mostrando ao que o álbum veio.

“Aos Idiotas

Em seguida é a vez de “Aos Idiotas”. Agressiva logo no título, a faixa é mais rápida e questiona o problema daqueles que não pensam num contexto geral e olham apenas para o próprio umbigo pensando em benefício próprio. Rápida e direta, a faixa dá o recado em pouco mais de 30 segundos de música.

“Forga Cerebral”

Após a fúria, “Forga Cerebral” surge com um jeito mais tranquilo. Assim como o ritmo, a letra da música também passa tranquilidade. Descontrair, descansar sem se preocupar muito. Destaque para o riff da introdução que dá o ritmo logo no começo da música.

“Hipócrita”

A quarta faixa é “Hipócrita”. Com endereço certo e sem meias palavras, a canção é um punk rock crítico aos presidentes brasileiros e estadunidense. A música já havia sido lançada anteriormente em um vídeo, mostrando toda o descontentamento do Garrafa Vazia contra Bolsonaro e Trump.

Os versos “Doutrinador, pretensioso e ressentido… antipático e moralista, hipócrita” não deixam restar dúvidas quanto à posição da banda.

“Insubordinação”

Na sequência “Insubordinação” começa mais rápida. O instrumental lembra a trilha de uma cena de fuga de algum filme. Com bateria veloz, riffs repetidos e um baixo potente, a voz grave de Mariones sobre rebeldia.

“Caixa de Forfi”

Mais uma vez, o Garrafa Vazia mostra seu lado mais clássico do punk. Em “Caixa de Fórfi” o ritmo é mais arrastado e tranquilo. A canção traz também o estilo mais descontraído da banda em fazer música, mostrando que o grupo não perde o jeito.

“Punk do Mato”

Uma banda do interior não poderia deixar de falar da sua vivência e do lugar em que vive. “Punk do Mato” é exatamente sobre isso. Ser punk em uma cidade afastada da capital, mas ainda assim viver a cena e estar sujeito a todos os perigos que as ruas podem reservar para a pessoa. Destaque para o refrão que tanto o vocal principal quanto os de apoio cantam os versos “punk… punk do mato… tá na roça”.

“Streets of Cachaça”

Streets of Cachaça” leva o álbum mais uma vez em um estilo de punk mais clássico. Com a letra falando sobre a vivência punk, de alguém que tem em suas veias a revolta e a sede de justiça.

“Vida Programada”

E, se parecia que tudo estava mais calmo e descontraído, a montanha russa que é “Birinaite Apocalipse” volta a sacudir, chutar o balde e jogar tudo pro alto – ainda mais.

Vida Programada” aparece como a 9ª. faixa do disco com toda a revolta antifascista do grupo. Ao lado de um instrumental furioso, os vocais ácidos de Mariones grita contra tirania, racismo, xenofobia, fascismo, hierarquia, egoísmo, homofobia e o nazismo.

72400158_3244507098925277_6374041246075191296_n

Birinaite Apocalipse

Após toda a voltagem elétrica depositada, é hora de tirar o pé do acelerador e sentir a descida com o vento batendo. “Birinaite Apocalipse”, a faixa que dá nome ao disco, traz a mensagem de bagunça, felicidade e diversão com o emocionante refrão carregado de “woahhh birinaite”.

“Coração Envenenado”

Encerrando o álbum “Coração Envenenado” começa com todo suspense na guitarra distorcida. Em seguida, bateria e baixo tomam a cena e preparam o campo para a voz que chega com os versos que convidam a tirar dos livros as teorias e fazer as utopias, em prol de um mundo mais justo e livre, acontecerem.


O Garrafa Vazia é da cidade de Rio Claro-SP e conta com Mário Mariones (voz e baixo), Ralph Faust (bateria), Saulo DS (guitarra e vocal de apoio) e Vancil Cardoso (guitarra).

Confiram o álbum Birinaite Apocalipse” aqui e no link abaixo e acompanhem o trabalho do Garrafa Vazia, através da página oficial da banda no Facebook do perfil no Instagram.

https://open.spotify.com/album/26do98sEulx0OgoLaXRaxz

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.