Verdan mostra que é melhor “Falar” do que negar um problema

Por: Vinícius Aliprandino

Foto por Mariana Paiva e Otávio Sarrico


Problemas de nossa sociedade como machismo, racismo, homofobia, violência e tantos outros foram construídos ao longo de tanto tempo, que muitas vezes acontecem de maneira despercebida aos olhos de muita gente.

Porém isso não quer, simplesmente, dizer que ele não esteja presente no dia a dia e, muito menos, que não prejudique a vida de ninguém. Muito pelo contrário. O fato de estar ali camuflado e normatizado, é nocivo e necessita vigilância e desconstrução constante.

Pensando nisso, a banda Verdan decidiu abrir os olhos, cutucar a ferida, cavar fundo e mostrar que, por mais se tente varrer pra baixo do tapete, o problema continua ali. Foi assim que nasceu “Falar”.

Bebendo das raízes do indie e da música popular brasileira, com influências de The 1975, o grupo decidiu soltar a voz e conscientizar através de seu novo single.

“E oque você fez pra mudar as coisas antes , como está?”

Negar o problema não é a solução

De acordo com o vocalista e guitarrista Gustavo Gabler, a conscientização implica em mostrar às pessoas que negar e fugir dos problemas e erros não vai resolver nada. A solução é ir ao encontro do problema. Analisar, entender, mostrar e debater, para, só assim, mudar.

Muitas vezes tentamos negar a existência de determinadas coisas. Isso ocorre porque não reparamos que elas ainda estão ali, enraizadas na sociedade. O racismo é um exemplo disso. Nós estamos no século XXI e ele ainda existe, assim como a fome e o feminicídio. Essa música vai de encontro à ideia de levar tudo isso à tona para as pessoas”, explica o músico.


Além de Gustavo, a banda, de Guarulhos-SP, formada em 2019, também conta com Guilherme Dutra (bateria), Pedro Dutra (baixo) e Victor Senna (guitarra e backing vocal).

Arte de capa por Stevam Paulo

Ficha técnica

A canção teve seu instrumental gravado no CB Estúdio, em São Paulo (SP). As vozes de “Falar” foram captadas no PSP Estúdio, em Guarulhos (SP), enquanto que a música contou com a produção de Carlos Bezerra e a mixagem e masterização de Isaac Camara.


O lançamento aconteceu através do selo Elevarte Music.

E agora, que tal conferir o single “Falar” e buscar, não apenas entender, mas também seguir a proposta da canção e levar o tema adiante, em busca de melhorias positivas para cada uma dessas questões?

Confiram “Falar” nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Verdan, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.