“Independência ou Morte” de CIRIO, fazendo crítica a Bolsonaro

Por: Letícia Moraes

O cantor e compositor CIRIO lançou, às vésperas do feriado de sete de setembro, dia da “Independência do Brasil”, a canção “Independência ou Morte”. Uma música pela defesa da democracia, que evidencia sua preocupação com o autoritarismo e descaso do atual governo com assuntos vitais como a pandemia e o desmatamento da Amazônia.

Uma melodia cantada em coro que lembra os “jingles políticos” de forma irônica, com um acordeon dando toque de brasilidade ao arranjo. A letra com certa inspiração de “Podres Poderes” do Caetano Veloso, misturando palavras de protesto a uma sonoridade otimista que deposita esperança no voto, o poder de decisão do povo.

Além da letra crítica e do arranjo, o cantor resolveu colocar uma camada de estranheza em sua obra, escolheu a arte do designer ativista Dinho Lascoski como capa do seu single, ma imagem o famoso personagem Leatherface de “O Massacre da Serra Elétrica” aparece com a faixa presidencial, ilustrando o poder destrutivo e nocivo de Bolsonaro em seu desgoverno.

“Estava buscando referências visuais para o single e me deparei com a arte do Dinho. Aquilo me pegou logo de cara, primeiro porque sou fã de filmes de terror, segundo porque um assassino em série tem tudo a ver com o modo como estão sendo conduzidas as políticas públicas aqui no Brasil, tanto no enfrentamento da pandemia como no descaso com a população negra, indígena e os mais pobres. A realidade é muito mais assustadora que qualquer filme de terror.”,
comenta o cantor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.