Por: Vinícius Aliprandino

O contraste entre uma batida alegre e dançante com a realidade da desigualdade brasileira é a fórmula para o novo lançamento do cantor e compositor sorocabano Marcus Alves. O cantor lançou o clipe da faixa “Rélo” e contou com a participação especial do músico e artista visual 97Kilombo.
Os palcos do clipe foram as ruas e outras localizações do bairro Éden, localizado na zona industrial de Sorocaba-SP.
A rotina na periferia
Ao longo do vídeo, Marcus e 97 Kilombo se apresentam cantando e dançando ao ritmo da canção, em várias das localidades exibidas no clipe. Em outras cenas, gravações do dia a dia da periferia local são mostradas, exibindo a realidade do jovem negro brasileiro.
O cotidiano da população, que fica dividida entre sonhos, ambições e as dificuldades que o sistema impõe são relatados.
Marcus Alves mostra na temática que muitas vezes não resta escolha e não sobra muito para onde correr. Frases como “To num mato sem cachorro. Não sei se mato ou morro” demonstram a necessidade de estar sempre pronto e sem chances de errar.
“A música faz uma reflexão sobre a infância, a depressão e a luta negra nos dias atuais. E também sobre como isso é levado no corre-corre da vida”, explica o músico.
Questões como depressão e ansiedade precisam ser contornadas ou deixadas de lado, o que acarreta ainda mais pressão sob o jovem que cresce na periferia. Não demonstrar fraqueza é muitas vezes a única opção.
“A criançada brinca na rua
Tô mundo se conhece,
No céu vários pipa,
No chão vários sonhos
Eu não posso desperdiçar que”
Ficha técnica
A faixa foi escrita por Macus Alves e 97Kilombo. Marcus cuidou da gravação do baixo e da guitarra, enquanto que Augusto Martins ficou responsável pelo teclado.
A produção musical foi feita por Matheus Zanetti. A direção e edição de vídeo ficaram a cargo de Celso Cayuella.
Confiram o clipe de “Rélo” no link abaixo e acompanhem o trabalho de Marcus Alves, através da página oficial do músico no Facebook e do perfil no Instagram.