Por: Vinícius Aliprandino
A pressa é inimiga da perfeição. Pode parecer clichê e isso não ser uma regra, mas no caso da Infante foi exatamente esse o segredo para o EP “Retalhos e Pensamentos Mal Costurados”.
Se os pensamentos estão mal costurados e a vida cheia de retalhos, para balancear a situação, a banda de rock alternativo de Jundiaí-SP costurou muito bem o novo trabalho e fez dele um todo completo, sem buracos.
O EP foi sendo construído com muita calma e dedicação desde 2017. Naquele ano a ideia do álbum surgia quando o vocalista e guitarrista Fernando Lodi mencionou nome que viria a ser o título do trabalho. Até então a banda não tinha costurado as ideias, porém após todo o processo, a gravação e mixagem do EP, os integrantes da Infante perceberam como o nome se encaixou perfeitamente.
Devagar se vai ao longe
As gravações tiveram início em 2018, com as guias. Em seguida, em 2019, foi a vez de dar vida às guitarras e aos baixos das 4 faixas que compõem “Retalhos e Pensamentos Mal Costurados”. Já em 2020 foi a vez de dar o toque e os pontos finais com a masterização do EP.
Nas temáticas o amadurecimento da banda através de abordagens que tratam da música, pensamento social-político, relacionamento, solidão e muito mais. Na sonoridade a Infante optou por não se prender às distorções e vocais rasgados.
Faixa a faixa
O EP tem início com “Paraíso Particular”, abordando situações de amargura, de sentir pena de si mesmo e estar acomodado e sem reação diante de algum bloqueio que tem na vida. Intercalando entre momentos tranquilos e outros mais agressivos, a sonoridade explora o contraste entre velocidade, peso e agressividade da canção.
“Desligue todos os aparelhos e volte a dormir.
Talvez só assim você se sinta bem de novo“
A segunda faixa é “Novela Mexicana”. Com influências da época em que o vocalista Caio Molena estava viciado na série “Narcos”, a música carrega um ar melancólico em sua introdução. Em certo momento, o caos parece tomar conta com o peso da canção. A letra da música trata do problema de visão (ceratocone) de Molena. A enfermidade diz respeito a dificuldade em enxergar em ambientes de pouca liuz, ou ter a visão turva ou sensível à luz e a claridade.
“Se Você Tivesse Um Encontro Com Você Mesmo, Levaria Flores”, vem na sequência carregando uma sonoridade mais positiva, com uma letra que fala sobre estar bem consigo mesmo, se aceitar e se descobrir.
Encerrando O EP, “Vem e Vai” chega calma, como quem não quer nada e aos poucos toma espaço e ganha corpo. Destaque para os efeitos na voz nos refrãos, criados a partir de um pedal de distorção ligado a voz.
Ficha técnica e a Infante
A mixagem, produção e masterização foram realizadas por Caio Molena e Fernando Lodi. As gravações aconteceram no Estúdio Jardim Elétrico. A capa do EP foi feita por Fernando Lodi.
A Infante é da cidade de Junidaí-SP e conta com Caio Molena (voz e guitarra), Fernando Lodi (voz e guitarra), Guilherme Lucas (baixo) e Danilo Guarniero (bateria).
Confiram o EP “Retalhos e Pensamentos Mal Costurados” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Infante, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.